Motor da You.com usa IA para entender as consultas de pesquisa, classificar os resultados e analisar as consultas em diferentes idiomas.

A inteligência artificial é um dos assuntos mais comentados nos últimos meses. A guerra das big techs para serem as mais inovadoras no tópico é visível. A Microsoft, com a OpenAI, e o Google, com a Anthropic, mostram seus investimentos para não perderem espaço.

Mas uma nova startup entra para a jogada. A You.com está discretamente fazendo seus movimentos para se posicionar. A companhia, fundada por Richard Socher no Vale do Silício, recebeu no ano passado US$ 25 milhões, em uma rodada liderada pela Radical Ventures com participação de Marc Benioff, o CEO da Salesforce.

you.com

Segundo destaca o empreendedor ao Techcrunch, o motor da You.com usa IA para entender as consultas de pesquisa, classificar os resultados e analisar as consultas em diferentes idiomas, incluindo linguagens de programação. Hoje, a startup avança no desenvolvendo a pesquisa multimodal. Isso significa que usuários podem adicionar elementos além do texto para ajudar a responder a uma pergunta com mais precisão.

Socher diz que é um grande avanço para a pesquisa baseada em chat e coloca sua empresa à frente de seus concorrentes muito maiores. “Em vez de inventar um monte de números, o que qualquer outro modelo de linguagem faria, vamos apenas mostrar nosso aplicativo de estoque ali mesmo dentro da conversa”, diz Socher ao TechCrunch.

Ele acredita que é uma maneira muito mais eficaz de responder a esse tipo de pergunta e essas diferentes modalidades podem ser aplicadas a outras perguntas, dependendo do contexto. “É um grande passo para conseguir que grandes modelos de linguagem sejam multimodais no sentido de as diferentes modalidades serem texto, mas também código, mas também tabelas, e também gráficos e imagens e elementos interativos — e às vezes essa é a melhor maneira de responder sua pergunta. Eu realmente acredito que esta é a melhor maneira de representar a resposta a esta pergunta do que qualquer texto poderia ser”, diz ele.

O You.com foi lançado no final de 2020 com a crença de que havia espaço para outro buscador, mais baseado em IA, agora Socher vê espaço para uma nova abordagem. “O Google é um mecanismo de busca monolítico e monopolista que está fechado e, em última análise, transformou a IA em uma arma contra os usuários para servir ao seu verdadeiro propósito: a publicidade. Estamos construindo o You.com como uma plataforma de pesquisa que é aberta e enfatiza o atendimento direto às necessidades do usuário com os aplicativos You.com, em vez de bombardear as pessoas com anúncios”, diz ele… Leia mais em startupi 17/02/2023