Zodia Custody, unidade de custódia de criptoativos cindida do Standard Chartered, captou US$ 36 milhões em uma rodada de investimentos liderada pela SBI Holdings do Japão, informou a empresa de ativos digitais nesta quinta-feira, marcando uma diluição do banco britânico.

A Zodia, que tem sede em Londres, era anteriormente investida apenas pela Standard Chartered e pela Northern Trust, com o Standard Chartered detendo uma participação de 90% no negócio.

O presidente-executivo da Zodia Custody, Julian Sawyer, se recusou a fornecer detalhes sobre a composição exata de participações após a rodada, mas afirmou que o Standard Chartered continua sendo o controlador do negócio.

A captação da série A, que também contou com a participação do braço de venture capital do banco SC Ventures, ocorreu após o lançamento dos negócios da Zodia no Japão como uma joint venture com a SBI Holdings em fevereiro.

A SBI Holdings é agora o segundo maior acionista da empresa, disse Sawyer em entrevista, acrescentando que é típico da estratégia de empreendimentos do Standard Chartered levantar fundos externos depois que uma unidade atinge um determinado tamanho.

Braço de custódia cripto do Standard Chartered Zodia capta US$ 36 milhões

“Faz parte da nossa estratégia ser apoiado pelo banco e todas as coisas boas que isso traz”, disse ele. “Isso não significa que deva haver um único banco.”
A Zodia usará os recursos para expansão geográfica além de seus mercados atuais na Europa e na Ásia, disse Sawyer, acrescentando que a empresa também está interessada em oportunidades no Oriente Médio. No entanto, os EUA estão fora de questão no futuro previsível devido à “incerteza em seu roteiro regulatório”.

“Como indústria, há um desafio em termos de qual órgão regulador está gerenciando cripto e quais ativos são classificados como valores mobiliários”, acrescentou. “Esperamos que os EUA criem essa clareza, mas, no momento, é justo dizer que é difícil ver o que será nos próximos 12 a 18 meses.”

O financiamento também será usado para adicionar mais ativos digitais à cobertura da Zodia – incluindo ether colocado em staking, que Sawyer disse ser uma demanda no mercado após uma atualização de rede importante para o blockchain Ethereum este mês.

A Zodia Custody foi estabelecida com foco em investidores institucionais em ativos digitais no final de 2020, no auge do último mercado de criptomoedas em alta, ao lado de uma plataforma separada de negociação de criptomoedas Zodia Markets. Desde então, a sorte do setor de ativos digitais azedou em meio a uma série de colapsos de empresas, desvalorizações e escândalos corporativos… leia mais em Valor econômico 27/04/2023