O mundo algum dia voltará a grandes eventos presenciais? Claro. Eventualmente. O CES já se moveu nessa direção este ano, para melhor ou para pior.

Mas todos já experimentaram o gostinho dos eventos virtuais e seus muitos altos e baixos. Ups? Grande público em potencial! Sem voos! Sem filas de quilômetros de extensão para entrar nos banheiros do show de terror! Downs? O lado técnico das coisas pode ficar extremamente complicado e é difícil fazer um programa virtual mais atraente / interativo / envolvente do que um vídeo do YouTube seria.

Os eventos virtuais (ou, em muitos casos, eventos híbridos virtuais / físicos) vieram para ficar. Zuddl, uma plataforma de eventos virtuais, arrecadou US $ 13,35 milhões da Série A para torná-los mais fáceis de hospedar, mais simples de personalizar e, com sorte, mais envolventes.

O cofundador Bharath Varma me disse que o foco de Zuddl não está apenas nas grandes feiras comerciais voltadas para o público de que todos ouvimos falar todos os anos. Em vez disso, eles encontraram impulso para ajudar grandes empresas (suas páginas de destino se chamam Microsoft, Kellogg’s e HSBC) a hospedar seus eventos internos – pense em feiras de empregos, programas de treinamento e encontros de networking entre departamentos.“Essas empresas da Fortune 1000 gastam tanto em eventos internos quanto em eventos externos, puramente por causa da escala dessas equipes globais”, diz ele.

Mas cada empresa, e cada equipe, pode querer fazer as coisas um pouco diferente … então Zuddl foi construído com flexibilidade / personalização em mente. Quer um estágio? Certo. Cinco? Por que não! Ajuste o esquema de cores, marque-o como quiser e ative apenas os recursos que você realmente deseja.

Parte disso é permitir que as empresas construam o local virtual como quiserem, com planos de fundo personalizáveis ​​/ zonas ativas clicáveis ​​para dar à interface a aparência de um local físico. Eles fornecem um monte de modelos, mas as empresas são livres para fazer com que pareça um centro de conferências, uma sala de concertos ou seu escritório real – basta fazer upload de suas imagens de acordo. A abordagem centrada na imagem me leva de volta aos jogos de apontar e clicar dos anos 90 (clique na porta, entre na sala!) um pouco, mas funciona.

Nos bastidores, eles também estão fazendo muito para simplificar as complexidades de hospedar palcos ao vivo. O apresentador de cada estágio convida seus convidados a irem aos “bastidores”, onde podem conversar em particular, fazer testes A / V etc. – tudo direto do navegador. Eles podem então mudar rapidamente os convidados para o palco voltado para o público, ou puxar um convidado de volta para fora do palco se a internet enguiçar ou o microfone começar a falhar. Há uma área de bate-papo dedicada apenas para os hosts de backstage se comunicarem com os alto-falantes no palco (para coisas como “Ei, você está no mudo.”), Então você não precisa tentar espremer uma janela do Slack na tela entre todo o resto. Zuddl também pode lidar com coisas como sessões de gravação, cronômetros de palco e integração com o sistema de bilhetagem.

Eles também pensaram muito na experiência como participantes. Você pode participar de sessões de mesa redonda menores / privadas e, ao mesmo tempo, manter uma visão ao vivo do palco principal. Há um rico sistema de perguntas e respostas / votação, permitindo até que os membros da audiência sejam convidados para o palco (depois de serem avaliados nos bastidores, é claro, para verificar seu vídeo / áudio e evitar qualquer … erm, surpresas) para fazer suas perguntas. Há um recurso de rede de velocidade embutido, onde os participantes podem optar por serem combinados rapidamente com outros para conversas de vídeo rápidas (com uma duração predefinida, de modo que nenhuma pessoa PRECISA ser a única para encerrá-la) e um sistema opcional de gamificação para incentive os participantes a explorar o evento.

Tão simples quanto eventos virtuais (espero) possam parecer, muitas vezes há um muitos de maquinário complexo atrás da cortina (leia-se: um zilhão de bits de software colados juntos) fazendo tudo funcionar. Já estive (e ajudei a hospedar!) Muitas dessas coisas. Em um relance superficial, Zuddl parece fazer um bom trabalho de ferver muitos dos pontos de dor para longe.

Esta rodada foi liderada pela Alpha Wave e Qualcomm Ventures, e apoiada pela GrowX Ventures, Waveform Ventures e vários anjos. Também fez parte da classe S20 do Y Combinator. Varma me disse que Zuddl atualmente é formado por cerca de 70 pessoas. Antes disso, havia arrecadado uma rodada de sementes de US $ 2 milhões em outubro de 2020… Leia mais em Teg6 07/01/2022