2024: O ano do Ressurgimento de Fusões e Aquisições
Com manchetes detalhando custos de financiamento mais rígidos e desafios geopolíticos, o mundo das fusões e aquisições (M&A) está pronto para um ressurgimento em 2024. Novos negócios em plataformas como o Datasite, que facilita anualmente cerca de 14.000 novas transações em seu início, aumentaram 6% ano após ano no segundo semestre deste ano. À medida que os negociantes correm para concluir transações antes do final do ano, esse impulso pode se intensificar ainda mais.
Diversas Tendências Setoriais
Os Dealmakers estiveram ativos no segundo semestre. Em setembro, houve um aumento notável em novos negócios industriais no Datasite. Os setores de tecnologia, mídia e telecomunicações (TMT) também mantiveram altos volumes de negócios durante o verão, oferecendo uma indicação positiva para o início de 2024. Da mesma forma, as indústrias de consumo e saúde aumentaram os lançamentos de negócios durante o verão, enquanto os lançamentos de negócios de fusões e aquisições de energia continuam a aumentar, com os negócios globais do lado da venda aumentando mais de 17% no segundo semestre até o momento, quando comparados ao mesmo período do ano passado. Na verdade, houve um aumento da atividade no outono, com muitos desses negócios previstos para fechar no segundo trimestre de 2024.
Forças impulsionadoras
Vários fatores estão levando a esse aumento da atividade de M&A, com taxas de juros estabilizando, esforços para fortalecer a resiliência da cadeia de suprimentos e as consolidações do setor estão entre os principais impulsionadores. Por exemplo, grandes empresas de petróleo e gás estão sob pressão para fazer investimentos para consolidar e escalar. Uma pesquisa de novembro mostrou que a consolidação e a alienação devem ser o maior catalisador para a atividade de fusões e aquisições de energia em 2024. Além disso, a revisão dos “valuations” pode levar a negócios de M&A menores e mais médio porte, especialmente no curto prazo, já que a venda de ativos no Datasite neste outono foram muito maiores do que as fusões. Negócios maiores podem ter que esperar por melhores condições de financiamento.
O aumento da demanda por digitalização e inovação tecnológica também está estimulando a atividade de fusões e aquisições. A transição para a energia renovável, por exemplo, está atraindo investimentos dos EUA em tecnologia climática e tecnologia limpa, com mais de US$ 31 bilhões investidos nos setores entre 2019-2021.
Além disso, a inteligência artificial (IA) promete uma nova era de transformação como nunca antes, com novos modelos de negócios, maior eficiência e produtividade em vários setores. Na verdade, mais executivos do que nunca discutiram a IA em chamadas de ganhos este ano, seguindo projeções de que o tamanho do mercado de IA chegará a US$ 407 bilhões até 2027.
Em 2024, a IA continuará no centro do palco, não apenas influenciando os negócios de fusões e aquisições, mas também transformando a maneira como eles são gerenciados. A IA já fez avanços significativos na simplificação das operações de negócios, na identificação de potenciais metas de M&A e na automação de várias tarefas associadas aos processos de negociação. Os negociadores globais identificaram o aumento da produtividade, especialmente por meio da IA generativa (GenAI), como seu principal benefício. A GenAI tem o potencial de agilizar os processos de fusões e aquisições em até 50%. Além disso, os aplicativos de IA cognitiva estão ajudando os negociantes a identificar e segmentar com eficiência negócios potenciais, analisando private equity anônimo e outras atividades de transação.
Apesar desses avanços, a integração da IA – especialmente a GenAI – nas práticas de fusões e aquisições não é isenta de desafios. As preocupações com privacidade, direitos de propriedade intelectual, segurança e qualidade dos dados persistem, com a maioria dos negociadores favorecendo a regulamentação governamental da IA.
Perspectivas e Desafios Futuros
À medida que olhamos para 2024, as perspectivas de fusões e aquisições parecem promissoras – apesar das incertezas econômicas e dos desafios geopolíticos. O atual aumento da atividade em todos os setores, juntamente com o impacto transformador da inteligência artificial, sugere um cenário dinâmico e em evolução. Enquanto os desafios persistem, a resiliência dos negociantes e a integração de tecnologias inovadoras como a GenAI estão prontas para redefinir o futuro das fusões e aquisições. Por Mark Williams, CRO no Datasite.. Leia mais em Nasdaq 19/12/2023