O braço de empreendimento corporativo da montadora Stellantis investiu cerca de um terço de seu fundo de 300 milhões de euros (US$ 324 milhões) em 10 startups que cobrem tudo, desde tecnologia de bateria e realidade aumentada holográfica até fabricação sustentável e até e-bikes.

A Stellantis Ventures disse na quarta-feira que também investiu em um fundo de mobilidade de uma empresa de capital de risco não identificada. A Stellantis não revelou quanto investiu em cada empresa. Também não mencionou o fundo de mobilidade.

Ele compartilhou onde colocou seu dinheiro até agora. Três dessas empresas – empresa de visão computacional Nauto, ebike conectada e startup de aplicativos Beweelsociety e Trails Offroad – têm serviços sendo lançados este ano no ecossistema de produtos da Stellantis.

A Nauto, que usa visão computacional, software e dados para melhorar a segurança de direção em frotas comerciais, está trazendo seu aplicativo móvel e serviços de nuvem para os veículos da frota comercial da Stellantis nos Estados Unidos neste verão. A Trails Offroad criou uma biblioteca digital com mais de 3.000 guias de trilhas offroad nos EUA e no Canadá. Neste verão, novos veículos Jeep selecionados terão acesso a mais de 200 guias de trilhas, incluindo as 62 trilhas Jeep Badge of Honor. O catálogo completo será oferecido como um serviço de assinatura, de acordo com a empresa.

A Stellantis investiu cerca de um terço de seu fundo de 300 milhões de euros em 10 startups
Freepik

Enquanto isso, a Stellantis disse que recorreu à beweelsociety para ajudá-la a entrar em outras formas de mobilidade além de carros, caminhões e SUVs. A Beweelsociety desenvolveu e-bikes conectadas, bem como um aplicativo que fornece serviços de financiamento, seguro, manutenção e antifurto para ciclistas. As primeiras e-bikes estarão disponíveis para compra na Europa no último trimestre de 2023.

A Stellantis Ventures disse que também investiu em sete outras startups, algumas das quais foram anunciadas no início deste ano, incluindo a startup de realidade aumentada holográfica Envisics e a desenvolvedora de baterias de lítio-enxofre Lyten. Os restantes investimentos incluem empresa de manufatura sustentável 6Kempresa de tecnologia de posicionamento por satélite Geoflex, startup de software de gerenciamento de bateria Electra Vehicles, um empreendimento chamado NetZero que transforma resíduos agrícolas em biocarvão e Viaduct, uma empresa de software de análise de veículos focada em qualidade e manutenção.

A força motriz por trás da estratégia de investimento da empresa de risco é o chamado plano estratégico “Dare Forward 2030” da montadora, disse o chefe da Stellantis Ventures, Adam Bazih, durante uma coletiva de imprensa antes do anúncio. A Stellantis Ventures e seus US$ 300 milhões foram anunciados em março de 2022 como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030” da montadora, que visa reduzir as emissões pela metade até 2030. A Stellantis está usando os níveis de emissões de 2021 como linha de base. Para atingir esse objetivo, a Stellantis disse que 100% das vendas de carros de passeio na Europa e 50% das vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos serão de bateria elétrica até o final da década.

“Adotamos uma abordagem bifurcada e gostamos das oportunidades do estágio inicial, mas também estamos interessados ​​em algumas das oportunidades de crescimento ou mais maduras, o que acho que se reflete nesse portfólio”, disse Bazih, acrescentando que todos das empresas se alinham com as necessidades da Stellantis e seus objetivos Forward 2030.

Bazih disse que cerca de um terço do fundo será investido a cada ano. Se esse cronograma for mantido, todo o fundo de 300 milhões de euros será totalmente investido até 2025… leia mais em Teg6 15/06/2023