Gigante de dados e gestão de informações Experian está perto de fechar a compra da ClearSale, segundo o site Brazil Journal.

As ações da ClearSale (CSLA3) são destaque de alta na bolsa brasileira na tarde desta sexta-feira (5) — e a “culpa” é toda da Experian, dona da Serasa no Brasil.

O impulso das ações acompanha os rumores de que a Experian estaria em negociações finais para adquirir a ClearSale. A informação foi publicada pelo Brazil Journal.

Por volta das 17h, os papéis CSLA3 disparavam 19,10% em reação à notícia, negociados a R$ 6,11. No acumulado de 2024, a valorização chega a 65%.

O otimismo que toma os papéis hoje deve-se à expectativa de sinergias trazidas pelo negócio, já que a operação da ClearSale é considerada como altamente complementar ao da dona do Serasa.

Afinal, a Experian é um gigante global de gestão de informações e banco de dados, enquanto a ClearSale atua em três principais frentes de negócio atualmente: transacional em novos segmentos, como tickets e links de pagamentos; crédito e mercados financeiros, com score de crédito; e Pix.

Segundo o site, as negociações entre as empresas começaram no início do ano. O processo de due diligence — etapa fundamental para fusões ou aquisições — teria chegado ao fim no mês passado.

De acordo com as fontes, o potencial negócio inclui um prêmio considerável sobre o valor de mercado da companhia especialista em prevenir fraudes em transações online, de pouco menos de R$ 1 bilhão.

Além do montante envolvido no negócio, o fundador da ClearSale, Pedro Chiamulera, potencialmente também passaria a desempenhar um cargo global na Experian.

Vale destacar que, atualmente, os maiores acionistas da ClearSale são justamente o fundador Pedro Chiamulera, com uma fatia de 35,3%, e a Innova Capital, que detém 17% da companhia.

O negócio da ClearSale é visto como altamente complementar ao da Experian,.. leia mais em seudinheiro 05/04/2024