A Adnoc, empresa de petróleo de Abu Dhabi, desistiu de comprar a fatia da Novonor na Braskem. A petroleira do Oriente Médio chegou a fazer duas ofertas, uma em conjunto com a gestora americana Apollo, feita no primeiro semestre do ano passado, e outra sozinha, em novembro. Na mais recente, ofertou R$ 10,5 bilhões pela participação de 38,3% da Novonor.

Segundo a Braskem informou à época, a Adnoc propôs pagar 50% do montante à vista, diretamente aos bancos credores, que detêm as ações da petroquímica em alienação fiduciária como garantia da dívida. O restante seria pago por meio de um título de dívida com prazo de sete anos e retorno de 7,25% em dólar.

Apesar da desistência da Adnoc, a Novonor disse à Braskem que segue interessada em vender sua particiação. Além da Adnoc, a empresa chegou a despertar o interesse de nomes como J&F, Unipar e da petroquímica saudita Sabic, mas nenhuma dessas conversas avançaram. Uma outra empresa do Oriente Médio, a Petrochemical Industries Corporation (PIC), do Kuwait, também chegou a iniciar uma due diligence na Braskem... leia mais em Pipeline 06/05/2024