Líder no Brasil com 8,5%, companhia se inspira no Estados Unidos, onde principal empresa do setor tem participação de 37%.

Depois de apresentar resultados recorde e entregar ao mercado as promessas feitas em seu IPO, em 2021, a Boa Safra Sementes (SOJA3) começa agora uma nova fase de crescimento. A companhia quer consolidar o ainda pulverizado mercado brasileiro de sementes.

A inspiração vem dos Estados Unidos. Lá, o líder de mercado detém participação de 37%. Já o vice-líder conta com fatia de 28%. Por aqui, a Boa Safra encabeça o ranking, porém tem uma parcela de apenas 8,5%. Em 2021, ano do IPO, eram 5%.

Para Marino Colpo, fundador e CEO da empresa, dominar de 14% a 15% do mercado nacional até 2027 é a meta. Para chegar lá, a companhia precisa praticamente dobrar sua participação. E o plano para alcançar o objetivo está traçado…

Por fim, mas não menos importante, o plano também inclui aquisições. Desde o IPO, a Boa Safra já fechou dois negócios. No ano passado, a companhia pagou R$ 450 mil por 50% da Dasoja. Em 2022, a empresa desembolsou R$ 35 milhões para ficar com 66% da Bestway Seeds do Brasil.

“Temos ambição de fazer um M&A por ano nos próximos anos”, disse Colpo… Leia mais em infomoney. 12/03/2024