Do fornecimento à diligência, a inteligência artificial está transformando a forma como os negócios são feitos.

Após o recente burburinho em torno do ChatGPT da OpenAI, Bard do Google e o próximo Copiloto da Microsoft, inteligência artificial e análise de dados estão sendo discutidos em todos os setores, incluindo serviços financeiros.

A IA e a análise de dados já estão transformando a forma como concluimos negócios de fusões e aquisições. Tradicionalmente, as fusões e aquisições têm sido um processo complexo envolvendo partes interessadas exigentes, expectativas em mudança, muita análise de dados e prazos apertados.

No entanto, avanços recentes em análise de dados e IA mostraram o potencial para transformar significativamente o setor de fusões e aquisições em um futuro próximo.

Já há uma oportunidade de agilizar e automatizar todas as etapas do processo de fusões e aquisições, tornando a conclusão de um negócio de fusões e aquisições mais eficiente, precisa e econômica do que nunca.IA: O Futuro das Fusões e Aquisições

As áreas que atualmente estão se beneficiando mais dessas ferramentas são:

CRIAÇÃO DE VALOR PRÉ-DEAL:

A IA e a análise de dados podem ser usadas para criar um impacto no P&L das empresas (i) otimizando as atividades comerciais (por exemplo, otimizando o gerenciamento da cadeia de suprimentos, o gerenciamento de energia e recursos, prevendo a manutenção ou aprimorando a segurança cibernética); e (ii) identificando novas fontes de receita (por exemplo, monetizando dados, otimizando o uso de dados do consumidor para segmentação ao consumidor, apoiando o desenvolvimento de produtos complementares por meio de vendas cruzadas, etc.).

DEAL SOURCING:

Onde os métodos tradicionais de fornecimento de negócios dependem de pesquisadores mapeando e monitorando a atividade ou os relacionamentos da empresa, as ferramentas de IA analisam tendências de mercado em tempo real e fontes de dados alternativas (por exemplo, tráfego de sites, pesquisas do Google e sentimento social) para identificar alvos potenciais. Isso ajuda os profissionais de fusões e aquisições a obter negócios de forma mais eficiente e eficaz. As mesmas ferramentas podem ser usadas para identificar potenciais alvos ou parcerias para empresas que desejam utilizar fusões e aquisições para geração de receita, crescimento internacional ou ofertas de novos produtos.

DUE DILIGENCE:

As ferramentas de IA e aprendizado de máquina já são usadas regularmente em processos de due diligence para complementar e aprimorar a preparação e execução de negócios de fusões e aquisições. A due diligence de IA é usada em conformidade e avaliação de risco, síntese de informações, análise e descoberta de informações. Isso é feito extraindo insights de grandes quantidades de informações, revisando documentos e pontos de dados e escrevendo documentação legal – tudo em uma velocidade mais rápida e com mais precisão do que suas contrapartes humanas – além de reduzir o risco e eliminar o potencial de erro humano.

AVALIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO:

Onde os “valuations” são tradicionalmente baseadas em modelos, a IA pode melhorar a precisão e ajudar a prever o desempenho financeiro futuro. A IA também usa análises comparáveis em grupos de pares muito mais amplos ou transações anteriores. Esta análise pode ser aplicada às finanças da empresa-alvo e usada para desenvolver bancos de dados em tempo real que servem como base de avaliação ou para criar fórmulas de ajuste de avaliação adaptadas ao alvo e critérios específicos para melhorar a qualidade do cálculo. Além disso, ao concluir uma análise mais ampla do que os métodos tradicionais, há o potencial de desmascarar sinergias adicionais da empresa e riscos potenciais para garantir uma integração suave. Isso ajuda os profissionais de fusões e aquisições a tomar decisões mais informadas sobre possíveis negócios e negociar melhores termos para os clientes.

A IA e a análise de dados já são usadas em todos os aspectos das fusões e aquisições e provavelmente só estarão mais amplamente disponíveis nos próximos cinco anos….Autor: Philipp Krohn lidera as operações da Alantra nos EUA … leia mais em middlemarketgrowth 21/09/2023