A retomada das aberturas de capital no Brasil pode demorar ainda um pouco mais. A expectativa nos bancos de investimento era de que o ano de 2024 iria começar com algumas empresas grandes estreando na B3. Esse cenário tem mudado e alguns bancos, entre os quais estrangeiros, veem mais chance de ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) somente no segundo trimestre, provavelmente em abril, o que ampliaria para quase três anos o vácuo de novas ofertas no mercado local.

A elevação dos juros longos americanos, que esta semana bateram na marca psicológica dos 5%, é um dos principais fatores que contribuem para o clima de cautela na Faria Lima. Taxas maiores lá atraem o investidor para o mercado americano, para ativos mais seguros e de menor risco do que ações.

IPOs nos EUA abrem caminho para retomada de ofertas no Brasil
Freepik

Outro fator que deixa o cenário mais incerto é a guerra entre Israel e o Hamas. Os desdobramentos são ainda desconhecidos, com potencial de afetar a atividade econômica mundial. São preocupações que fazem economistas rever projeções para o ciclo de corte de juro no Brasil e colocam em dúvida a queda da Selic para abaixo de 10%…. Leia mais em estadao 22/10.2023