O fundo Bessemer Venture Partners (BVP), um dos maiores investidores em SaaS da atualidade, foi responsável por um dos conteúdos mais esperados do SaaStr 2023: a apresentação do “State of the Cloud”, estudo que traz as principais perspectivas e tendências para negócios cloud ao redor do globo.

Neste ano, foram duas mensagens centrais:  (1) há uma perspectiva positiva de retomada de negócios SaaS, cloud based; e  (2) já assistimos a uma dinâmica que prioriza maior eficiência por parte dos players públicos e privados.

Entre os anos de 2021 e 2022, com a escalada das taxas de juros no mercado americano, fruto de um momento de fortes incertezas no âmbito macroeconômico, os múltiplos de empresas SaaS tiveram uma forte compressão, baixando de um topo de 25 vezes (X) em 2021 para 5-6X no fim de 2022.

O BVP chama esse evento de “SaaSacre”, em referência à combinação dos termos SaaS e massacre, refletindo um fenômeno que impactou fortemente o valuation de empresas do segmento, públicas e privadas.O massacre dos valuations

Para se ter uma noção mais clara, o valor agregado de IPOs nos EUA em 2021 foi de US$ 28 bilhões para zero em 2022. Leia mais em meofeed 27/09/2023