Diversificação, melhores taxas de frete impulsionam o interesse estratégico, diz o executivo da Lincoln International. Esta recapitulação do bate-papo ao lado da lareira é do 3PL Summit da FreightWaves.

Sobre a atividade de fusões e aquisições em 2023:

“É bastante impressionante se você olhar para a desaceleração que vimos no ano passado com uma redução de 80% no valor do negócio e quase um terço a menos de transações em termos de atividade geral. Mas havia certos bolsos dentro do setor onde continuamos a ver a atividade, particularmente liderada por estratégias, que se aproveitou de muitos grupos de private equity sentados à margem, apenas dados os desafios em termos de ambiente de taxa de juros e um maior custo de capital, onde você viu alguns negócios maiores de maior perfil serem feitos. Mas certamente a justificativa para esses negócios [foi] muito mais hermética do que o que você pode ter visto nos últimos anos, onde todo mundo meio que estava nesse frenesi bêbado, se você quiser.”

O mercado de fusões e aquisições de logística parece mais brilhante em 2024
Fw_060920_Houston_Port

Sobre a direção futura de Fusões e Aquisições:

“O que estamos vendo é que os grupos estão sendo muito mais atenciosos em termos de onde estão gastando seu tempo em termos de fusões e aquisições. Há muito pouco espaço para o ar, dado o alto custo de capital. E o que estamos ouvindo de muitos de nossos relacionamentos de private equity é que eles são encorajados a que será um ambiente melhor para fazer negócios em 2024 e se mudar para 25. Vimos muita normalização em termos de taxas de frete, um pouco mais de estabilidade em termos de volumes, o que deve levar a um ambiente melhor e, esperamos, apenas a um melhor alinhamento em termos de expectativas de avaliação entre vendedores e compradores. Uma outra estatística interessante que vou compartilhar com você que achei bastante alarmante foi em 2023, dos negócios que foram para o mercado, menos de um terço deles realmente foi feito. Portanto, houve uma alta taxa de fracasso, muitas vezes impulsionada pelo desempenho da empresa, ou mais frequentemente apenas essa lacuna nas expectativas de avaliação, que eu acho que está começando a diminuir, o que deve promover um cenário melhor para fazer os negócios felizes.”

Sobre o que os negociantes estão procurando:

Embora algumas das aquisições estejam sendo impulsionadas pelo aumento da escala, a grande maioria das atividades que estamos vendo está sendo impulsionada pela diversificação de negócios. Portanto, ter essa volatilidade que muitos dos maiores players do mercado experimentaram nos últimos anos [ensinou] lições muito dolorosas, é importante poder diversificar os negócios em áreas que ajudam a suavizar e isolar as partes inerentemente cíclicas de seus negócios. Então, por exemplo, se você olhar para muitas das linhas de transporte, elas se mudaram muito significativamente para a logística contratual e outras logísticas de valor agregado, a fim de poder não apenas fornecer um suporte de maior valor aos seus clientes, mas, mais importante, fornecer mais estabilidade e margens mais altas em certos bolsos. Você também está vendo que alguns dos outros jogadores mais leves no espaço também reconhecem que, para serem mais relevantes e pegajosos com seus clientes, eles precisam investir por trás dos ativos. Isso permite que eles controlem mais dos ativos e forneçam mais confiabilidade de capacidade. E embora haja mais capacidade no mercado hoje, sabemos que a interrupção será o tema constante dentro da cadeia de suprimentos.

“Acho que continuaremos a ver muito interesse e atividade no mercado de logística contratual, … uma tonelada de investimento que vai para áreas como saúde e logística farmacêutica, bem como comércio eletrônico. É um ótimo momento para considerar investir em corretores de frete diferenciados que realmente se provaram na recessão.”.. Leia mais em.freightwaves.07/03/2024