Panorama do mercado de M&A em 2022 e o que esperar para 2023. Quais são os setores mais promissores?
O levantamento contextualiza o tema trazendo destaques das principais transações, números de operações no Brasil e no mundo, além de highlights do mercado de M&A, Private Equity, IPOs e Venture Capital no país. A Fortezza Partners responde no relatório ‘Fique de Olho 2023’.
Ainda traz um olhar setorizado dos especialistas nas frentes de agronegócios, alimentos e bebidas, consumo e varejo, educação, energia e saneamento, indústria, infraestrutura e logística, real estate, saúde, serviços, tecnologia, comunicação, wellness e entretenimento.
Cenário geral no mundo: Após registrado recorde em transações em 2021, o ano de 2022 apresentou uma redução tanto em volume quanto no ticket médio por transação, saindo de U$S 43,1 bilhões para U$S 36,5 bi de montante total.
O mercado de capitais como um todo, incluindo transações de M&A, foi impactado pela escalada da inflação e da taxa de juros global. Outros fatores também contribuíram negativamente, como o aumento das tensões geopolíticas e a desaceleração da China (ainda impactada pela Covid-19). Porém, ao longo do 4º trimestre de 2022, alguns indicadores econômicos começaram a dar sinais de melhora, com o arrefecimento do quadro inflacionário, resultando numa tendência de retomada do otimismo dos investidores.
Queda no ano, mas mantendo um patamar relevante de M&As
Com 1.728 transações e um montante total de BRL 256 bilhões, o ano de 2022, apesar de não ter superado o período anterior, reforçou um posicionamento atual mais estável do mercado brasileiro se comparado ao resto do mundo. Apesar das turbulências macroeconômicas terem se refletido no apetite do investidor a transações de equity, as operações de M&A no Brasil desempenharam melhor do que a média global. O cenário gerou oportunidades para que players estratégicos e financeiros adquirissem ativos a preços atraentes.
Os destaques foram: a aquisição de 6% da Vale, pela Cosan, por aproximadamente R$ 22 bilhões, e a fusão da Rede D’or com a SulAmérica, inaugurando a entrada do maior grupo hospitalar brasileiro no segmento de seguro saúde. Já os setores mais quentes, em linha com as expectativas do mercado, foram aqueles relacionados a tecnologia da informação e internet, acumulando mais de 900 transações no ano.
A expectativa para 2023 é de uma elevação na quantidade de deals, com a tendência de concretização das operações que haviam sido postergadas devido à volatilidade causada pelas eleições e pelo aperto monetário ocorridos no segundo semestre de 2022 no país. Soma-se a isso, a expectativa de retomada de captações de recursos pelas empresas, seja por captações privadas ou via operações em bolsa (ex: IPOs e follow-ons).
Para 2023, a expectativa ainda é de crescimento, ainda que mais tímido. Leia mais em fortezzapartners
Com informações da agenciafr 24/02/2023