Uma nova pesquisa da Grant Thornton LLP, uma das maiores fornecedoras de serviços de auditoria e garantia, impostos e consultoria dos Estados Unidos, mostra que os profissionais de fusões e aquisições (M&A) estão altamente otimistas sobre o estado das negociações.

  • – 81% dos entrevistados esperam que o volume de negócios aumente
  • – 67% disseram estar otimistas com a economia
  • – 41% esperam que as avaliações aumentem
  • – 60% disseram que a eleição presidencial não terá efeito em seus planos de M&A

A pesquisa, que entrevistou 238 profissionais de fusões e aquisições, descobriu que 81% dos entrevistados esperam que o volume de negócios aumente ou aumente significativamente nos próximos seis meses.

Além disso, mais de dois terços (67%) dos entrevistados disseram estar otimistas com a economia dos EUA, citando sua expectativa de taxas de juros estáveis ou mais baixas, inovações tecnológicas e inflação estabilizada ou reduzida.

A quantidade de trabalho sell-side que estamos vendo agora deve se traduzir em maior volume quando essas oportunidades chegarem ao mercado nos próximos meses”, disse Elliot Findlay, diretor nacional de Consultoria de Transações da Grant Thornton. “Há muitos ventos de cauda positivos agora, e o mercado está indicando que os volumes vão se recuperar.”

Expectativas de avaliação impulsionam ênfase em due diligence

As previsões de valor do negócio são um pouco menos otimistas. Quarenta e um por cento dos entrevistados esperam que as avaliações aumentem, e 40% preveem que permanecerão as mesmas nos próximos seis meses.

Muitos entrevistados atribuíram a recente redução do volume de negócios ao desalinhamento nas expectativas de avaliação entre vendedores e compradores. Esse desalinhamento ressalta a necessidade crítica de uma due diligence abrangente do lado da compra e do lado da venda. Os compradores agora estão buscando insights além das métricas financeiras, aprofundando-se em áreas como capital humano, cadeia de suprimentos e recursos tecnológicos.

“Nas saídas recentes em que assessorei clientes, a quantidade de diligência pela qual passamos foi imensa, e estávamos do lado da venda”, disse Bill Pollatos, sócio consultor de transações da Grant Thornton. “Você precisa tomar seu tempo, fazer certo na primeira vez, ir fundo e se certificar de que está bem apresentado ao entrar em um processo de venda.”

Pollatos, que é especialista em diligência financeira para private equity focado em tecnologia, notou uma grande mudança nos critérios de transação. Os compradores, antes interessados em receita recorrente anual e baixa rotatividade de assinantes, agora enfatizam as margens EBITDA e a lucratividade.

Acordos de tecnologia fornecem uma faísca

Os entrevistados da pesquisa de fusões e aquisições identificaram tecnologia, mídia, entretenimento e telecomunicações como os setores que terão maior atividade de negócios nos próximos 12 meses.

Os dados do Pitchbook mostram que, no setor de TI, a atividade de negócios e, especialmente, o valor do negócio despencaram em 2023, com o valor geral do negócio de TI no ano passado marcando uma mínima de seis anos. O sócio consultivo de transações da Grant Thornton, Brent Johnson, disse que, no início do frenesi de negócios mais recente, no verão de 2020, a indústria de tecnologia experimentou um pico na atividade de fusões e aquisições antes que outras indústrias seguissem o exemplo.

“À medida que esse segmento começa a se recuperar, pode ser o termômetro que sugere que um aumento está vindo em outros setores“, disse Johnson.

A consolidação nos setores de mídia e entretenimento, que experimentaram vários negócios de alto nível nos últimos meses, pode desempenhar um papel em um potencial aumento de negociação.

O financiamento continua a ser um desafio

Mesmo que as taxas de juros recuem em 2024, garantir o financiamento bancário tradicional para negócios pode ser um desafio. Os líderes bancários estão preocupados que o montante total que têm disponível para emprestar diminua nos próximos anos à medida que novos regulamentos de requisitos de capital de Basileia III são implementados, e eles podem estar céticos de que um mutuário possa acompanhar os pagamentos de financiamento de M&A. Pollatos disse que as organizações que tradicionalmente financiavam aquisições por meio de crédito agora estão adotando novas estratégias.

O inquérito de fusões e aquisições reflete estas dificuldades de financiamento, uma vez que quase metade (47%) dos inquiridos disse que as restrições ao atual ambiente de concessão de empréstimos os levaram a aumentar a componente de capital próprio nos financiamentos. Outro grupo considerável (38%) disse que as restrições atuais de empréstimos os levaram a explorar mais opções alternativas de financiamento.

Até que os empréstimos bancários voltem, o financiamento privado continuará sendo um componente bastante forte do ambiente de negócios”, disse Max Mitchell, diretor-gerente da linha de serviços de Consultoria de Transações da empresa.

O papel da política

Embora as políticas e requisitos fiscais e regulatórios possam ser afetados significativamente pela eleição presidencial, 60% dos entrevistados disseram que a eleição não terá efeito em seus planos de fusões e aquisições.

Ainda assim, cerca de um terço (35%) disse que planeja acelerar a atividade para fechar antes da eleição, e apenas 5% disseram que estão se segurando até depois da eleição. O desejo de acelerar os negócios pode estar ligado à incerteza sobre a futura legislação tributária: setenta e um por cento dos entrevistados estão ligeiramente preocupados ou muito preocupados com o efeito de possíveis mudanças na legislação tributária sobre os negócios.

Expectativas de melhoria

Johnson disse que a flexibilização das restrições da cadeia de suprimentos que começou durante a pandemia de COVID-19 pode estar contribuindo para o otimismo dos compradores. Além disso, o ambiente de negócios pode se beneficiar da redução de ganhos superdimensionados alimentada por pagamentos de estímulo da pandemia.

Ele concluiu: “À medida que você coloca mais desses problemas de restrição no retrovisor e obtém alguma estabilidade e histórico sobre como são os ganhos sustentados, isso coloca mais confiança na mente dos compradores.”… saiba mais businesswire 25/03/2024