O processo de democratização do acesso a produtos financeiros de qualidade, iniciado no Brasil pela XP, vem gerando uma verdadeira revolução no mercado financeiro e de capitais brasileiro.

O processo teve início com os fundos de investimentos, títulos de renda fixa, fundos de previdência, passando por produtos estruturados, Cetipados e mais recentemente Private Equity.

Os Private Equity são veículos de investimentos criados no formato de fundos, através dos quais os recursos captados são direcionados para aquisição de empresas privadas com elevado potencial de crescimento e consolidação.

Tal produto tem um papel muito relevante no desenvolvimento das empresas uma vez que os fundos de Private Equity além de prover os recursos financeiros necessários para a realização de investimentos, leva experiência, tecnologia, governança, atrai talentos e qualifica a gestão do negócio. Quando o projeto dá certo, pode levar a um crescimento exponencial da empresa.

Private equity cresce no Brasil

Muitas empresas importantes no mercado brasileiro tiveram a participação do Private Equity em sua fase de desenvolvimento. A XP Investimentos, Rede D’Or, Stone, Odontoprev, Dasa, Drogasil, Anhanguera, Madero, Qualicorp, Ri Happy, Br Supply, AZQuest, Botoclinic, são apenas alguns dos exemplos de empresas que ao longo da sua trajetória tiveram fundos de Private Equity em sua estrutura societária.

Há até pouco tempo, este tipo de produto era restrito ao segmento private dos bancos e aos Family Offices. Atualmente, os gestores juntos com as plataformas de distribuição tornaram o investimento acessível ao varejo, com tickets a partir de R$10.000.

Antes de investir em um fundo de Private Equity é importante que o investidor busque a ajudade um assessor de investimentos da sua confiança. Na InvestSmart, os profissionais são certificados e aptos a apresentar as principais características do produto e dos gestores.

Apesar de tratar-se de um produto sofisticado e com possibilidade de retorno exponencial, é um produto de alto risco, o que na pratica significa que pode acarretar em perda do capital investido… leia mais em BA de Valor 05/02/2023