O Mercado Livre (Meli) e a Amazon parecem ser as empresas que mais estão se aproveitando da crise que abateu a Americanas em janeiro, conseguindo aumentar tráfego nos seus websites, usuários e download de aplicativos, diz o Citi.

Os analistas, liderados por João Pedro Soares, apontam que o tráfego em websites do setor de comércio eletrônico caiu 5% em fevereiro, usando dados do serviço Similar Web. No entanto, Amazon viu crescimento de 42% no tráfego, enquanto Magazine Luiza avançou 6%. Do outro lado, a Americanas sentiu queda de 59% nos seus serviços (Americanas, Shoptime e Submarino)

Em número de usuários mensais ativos, por sua vez, o Mercado Livre teve crescimento de 28% no mês, bem acima do setor, que cresceu 8% no último mês. A Amazon teve crescimento de 13%. A Americanas teve queda de 37% nos usuários mensais ativos.

Já em download de aplicativos, utilizando dados do Sensor Tower, a Amazon teve crescimento de 26% nos downloads. Mercado Livre cresceu 3%. Americanas viu queda de 61% nos downloads.

O banco nota que, se o Magalu tem conseguido pouco espaço adicionado, a Via não está conseguindo se aproveitar em nada do vácuo deixado pela Americanas, até perdendo fluxo – a dona da Casas Bahia e Ponto registrou queda de 11% no tráfego e 16% em usuários mensais durante fevereiro… saiba mais em Pipeline Valor 17/03/2023