A Repsol deu um novo passo para acelerar a sua transformação multienergética e tornar-se uma empresa com emissões líquidas zero até 2050. A empresa espanhola assinou hoje um acordo para adquirir o grupo americano de desenvolvimento de energias renováveis ​​ConnectGen por 768 milhões de dólares da 547 Energy, Quantum Capital Plataforma para o desenvolvimento de energias renováveis ​​do grupo.

Esta operação representa mais um marco na estratégia da Repsol Renovables, ao reforçar a sua posição como player global neste setor energético, aumentando a sua presença internacional e contribuindo para o seu objetivo de atingir os 20.000 MW instalados até 2030.

Com sede em Houston, Texas, a ConnectGen é uma desenvolvedora de energia renovável com uma abordagem multitecnológica e capacidades de desenvolvimento internas, especialmente em projetos de energia eólica onshore nos Estados Unidos.

A Repsol adquire a empresa de energias renováveis ​​ConnectGen

O portfólio de desenvolvimento da ConnectGen inclui 20.000 MW de armazenamento onshore de energia eólica, solar e de energia, em vários estágios de desenvolvimento, nas regiões mais atraentes dos Estados Unidos. Esta carteira de projetos representa a entrada da Repsol no negócio da energia eólica onshore nos Estados Unidos, um dos mercados com maior potencial de crescimento no mundo.

A aquisição da ConnectGen reforçará as fortes capacidades da Repsol nos Estados Unidos, bem como a sua experiência internacional, ao acrescentar uma importante plataforma de crescimento em energia eólica onshore que completa as capacidades de desenvolvimento e armazenamento solar adquiridas após a compra de 40% da Hecate Energy em 2021. .

Os funcionários da ConnectGen, incluindo a sua equipa de gestão, juntar-se-ão à Repsol Renovables, trazendo uma valiosa experiência nas diferentes fases da cadeia de valor do projeto e um conhecimento profundo do setor renovável dos EUA.

“Esta transação é mais um passo no nosso compromisso constante de transformar a nossa indústria e nos tornarmos uma empresa líquida zero até 2050, mantendo ao mesmo tempo o nosso crescimento rentável, diversificação, abordagem multienergética e garantindo retornos aos acionistas. A aquisição da ConnectGen acelera o nosso compromisso com a geração renovável num dos mercados com maior potencial de crescimento. Neste sentido, a incorporação da sua equipa de especialistas é fundamental para garantir o sucesso do nosso crescimento futuro com uma rentabilidade sólida no mercado”, explica Josu Jon Imaz, CEO da Repsol.

Wil VanLoh, fundador e CEO da Quantum, disse: “A Quantum está comprometida em impulsionar a transição energética, construindo as melhores plataformas em energia renovável e tecnologia climática. Foi um privilégio trabalhar ao lado de Caton Fenz (CEO da ConnectGen) e de toda a equipe da ConnectGen para construir uma das principais plataformas de desenvolvimento de energia renovável na América do Norte. Na Quantum e na 547 Energy esperamos ver como a Repsol transforma estes projetos em ativos operacionais, que fornecerão eletricidade renovável à economia dos EUA durante a próxima década”.

Espera-se que a transação seja concluída até o final do ano, sujeita às aprovações regulatórias habituais. A Repsol contou com a Guggenheim Securities LLC e a Baker Botts LLP como consultores financeiros e jurídicos, respetivamente. Wells Fargo Securities LLC e Nomura Securities International Inc atuaram como consultores financeiros e Kirkland & Ellis LLP atuou como consultor jurídico da Quantum, 547 Energy e ConnectGen.

O mercado de energia renovável dos EUA é um dos maiores e com maior potencial de crescimento do mundo. O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) prevê que a América do Norte adicionará 60.000 MW adicionais de capacidade eólica onshore nos próximos cinco anos, dos quais 92% serão construídos nos Estados Unidos e . … leia mais em News.ESEuro 08/09/2023