Austin Russell, um bilionário de 28 anos e fundador da Luminar Technologies (empresa de tecnologia para carros elétricos), comprou 82% da Forbes, num acordo que valoriza a empresa de media em 800 milhões de dólares (cerca de 735 milhões de euros), refere a Forbes Portugal.
“A Forbes é uma marca que sempre admirei enquanto império de media”, diz Austin Russel, citado por este meio de comunicação, acrescentando que se irá focar na “filantropia” e no crescimento do negócio.

A compra inclui a parte que ainda é detida pela família Forbes, revela a Reuters, acrescentando que Austin Russell não vai estar envolvido nas operações diárias da empresa e que o capital para a aquisição é independente da sua participação na Luminar Technologies.

Aquela que era a maior detentora da Forbes, a Integrated Whale Media – que tentava há vários anos vender a empresa, segundo a Axios – vai manter uma participação minoritária e um lugar no conselho de administração. Além disso, a Forbes vai contar com um novo conselho, composto por especialistas norte-americanos em media, tecnologia e inteligência artificial, refere a Reuters.

Forbes comprada por bilionário de 28 anos

“Este é um marco importante na história da Forbes e uma conquista da qual todos na equipa da Forbes se devem orgulhar. Há mais de 105 anos que a inovação faz parte do ADN da Forbes e nos mantém na vanguarda do nosso setor. É justo que agora, através desta transação, um verdadeiro inovador e visionário, Austin Russell, seja o novo administrador da marca”, afirma Mike Federle, CEO da Forbes Global Media Holdings, citado pela Forbes Portugal.

Segundo a Reuters, o presidente e editor-chefe da Forbes Media, Steve Forbes, vai permanecer na empresa.

A venda já era antecipada, sendo que um grupo de investidores liderado pelo grupo indiano Sun Group esteve perto de efetuar a aquisição. No entanto, a administração da Forbes recuou por acreditar que os reguladores se iriam opor ao negócio, revela a Axios.

A Axios diz ainda que não é conhecida a proveniência do financiamento de Austin Russel, e que um porta-voz do novo dono da Forbes não comentou quanto a possibilidade de o Sun Group ou a GSV Ventures (outra interessada na aquisição) também estarem incluídos na compra.

Depois de sair da Universidade de Standford, Austin Russell criou a Luminar em 2012, auxiliado por uma doação de cem mil dólares do investidor Peter Thiel, no âmbito do programa Thiel Fellowship. Russel consta da lista Forbes Under30 e no ranking dos bilionários mais jovens do mundo desde 2021, refere a Forbes Portugal… leia mais em MSN 15/05/2023