A Sinapse Finance, startup de automação de processos financeiros, acaba de anunciar a aquisição da UpTick, escritório de contabilidadefocado em pequenas e médias empresas e startups. O deal, de valor não revelado, consolida a Sinapse como um One Stop Shop de finanças para PMES e adiciona 55 clientes e 25 pessoas ao time, incrementando em 30% a Receita Recorrente Mensal (MRR).

“Estamos pagando 1,4x receita, múltiplo acima da média para carteiras de escritórios de contabilidade. O mercado está aquecido e comprando a tese de que pequenas empresas e startups precisam de ajuda – via tecnologia – para organizarem suas áreas financeiras. Enxergamos a atividade de M&A agitando um segmento ainda muito fragmentado no Brasil”, afirma Walter Cavalcante, fundador e CEO da Sinapse.

Com a aquisição, Fernando Ribeiro, fundador da Uptick entra para o time da Sinapse, e vai liderar o produto de contabilidade. Ele se junta a Walter Cavalcante e Diogo Martins, ambos alunos de escola pública, oriundos da periferia de São Paulo e formados pela FEA-USP, Walter em Administração e Diogo em Contabilidade.

Sinapse Finance

Os sócios são empreendedores de segunda viagem. Walter foi co-fundador do Agrupe, um dos primeiros sites de compras coletivas a operar no Brasil. Diogo foi sócio da Supernova — o berço da Sinapse — uma consultoria focada em financiamento de projetos de inovação para startups e que atendeu clientes como VTEX, Involves, Omie, Social Miner e Braile Biomédica.

Em 2021, a startup desenvolveu uma plataforma para automação de processos financeiros, projeto que chamou a atenção de investidores-anjo. Em 2022 a Sinapse levantou uma rodada de R$ 4,4 milhões com a participação de nomes como Paulo Silveira (Alura); Rudy Tarasantchi (Afya, Flash); Guilherme Decourt (Monashees, 42); Karen Kanaan (Endeavor, 42); Aimorés e BR Angels. A Sinapse foi acelerada pelo programa ScaleUp da Endeavor no batch do primeiro semestre de 2023.

Com os avanços recentes em IA, a startup está conectando um modelo de LLM — Large Language Model, modelo de aprendizado de máquina — à sua plataforma, facilitando e automatizando processos operacionais, tais como: contas a pagar, contas a receber, classificação de lançamentos e captura de informações. O modelo está sendo testado e deverá ser lançado nos próximos meses, acelerando um movimento de digitalização em um mercado onde o papel ainda resiste em escritórios e empresas mais tradicionais.

“Empreendedores gastam muito tempo e dinheiro com gestão financeira, é normal atendermos clientes que tiveram problemas e trocaram time, sistema integrado de gestão empresarial (ERP) e tiveram inúmeros gestores em finanças, desperdiçando tempo e recursos. Nosso ecossistema de produtos e serviços entrega processos ágeis, visibilidade e tranquilidade. A contabilidade é diretamente associada a finanças, muitos empreendedores não sabem exatamente onde um começa e o outro termina. Buscamos parcerias, mas decidimos internalizar esse serviço” comenta Walter, e continua “Nossa tese sempre foi a de que finanças é sobre a qualidade dos dados. Os avanços em IA nos permitem acelerar a revolução da área contábil-financeira, dos aspectos mais operacionais aos mais complexos. Queremos liderar esse movimento no Brasil”, finaliza o CEO.

A Sinapse Finance é uma startup de automação de processos financeiros. Em 2023, a Sinapse foi acelerada pelo programa ScaleUp da Endeavor. E também adquiriram a empresa UpTick para consolidar um ‘One Stop Shop’ para PMEs baseado em tecnologia.

Com informações da agência pina-una