A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição pela Alumina do Norte do Brasil (Alunorte) de participação societária da Mendubim Geração de Energia S.A. A transação se dará por meio do exercício de opção de compra de ações atualmente detidas pela Mendubim Holding, representativas de 10% do capital social total e votante da Mendubim.

Equinor confirma usina solar Mendubim de 531 MW
Usina solar em Manaus, no Brasil. REUTERS/Bruno Kelly

O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 10.

A Alunorte opera uma refinaria de alumina no Estado do Pará e a maior parte de sua produção é fornecida a seus acionistas. A empresa é controlada exclusivamente pelo Grupo Hydro, que detém mais de 90% de suas ações. O Grupo Hydro detém, segundo parecer do Cade, participação de 33,3% na Mendubim Holding, por meio da Hydro REIN.

“Como justificativa para a realização da Operação, as Requerentes explicam que, ela apresenta oportunidade de maior descarbonização da Alunorte, estando em linha com o objetivo do Grupo Hydro de redução de 30% de CO2 até 2030”, diz o parecer do Cade.

A operação requer também aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Estadão Conteúdo Leia mais em istoedinheiro 10/01/0223