As ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) de empresas chinesas devem retornar nas bolsas de Hong Kong e Nova York no próximo ano, mas devem começar pequenas.

As empresas chinesas levantaram apenas US$ 536 milhões em listagens nos Estados Unidos este ano até 23 de dezembro, uma queda de cerca de 96% em relação ao total que captaram ao longo de 2021. As receitas de suas listagens em Hong Kong são menos de um terço do volume do ano passado.

Mas após o progresso na resolução de uma disputa de auditoria de longa data entre a China e os Estados Unidos e as esperanças guardadas de uma recuperação nos preços das ações, essas empresas podem agora estar se preparando para retornar às bolsas no exterior em maior número.

A montadora Zhejiang Geely Holding Group está entre as empresas chinesas que devem aumentar a oferta de IPO no próximo ano. A empresa apresentou uma minuta de declaração de registro em dezembro para desmembrar sua marca de veículos elétricos Zeekr por meio de um IPO nos Estados Unidos. Várias empresas chinesas menores apresentaram documentação para listagens em Hong Kong e nos Estados Unidos, apesar de uma repressão este ano às listagens de valor pequeno nas bolsas americanas.

IPOs de empresas chinesas devem retornar fora da China continental

Os negociadores esperam que a recuperação dos IPOs internacionais da China seja gradual. A recuperação pode começar já no segundo trimestre, mas a maior parte da atividade pode não ocorrer até a segunda metade do ano, disseram eles.

“Se esses são os IPOs de boa qualidade e de grande valor, não acho que eles se apressariam para o primeiro vislumbre de recuperação”, disse Bosco Yiu, advogado cuja prática inclui IPOs de Hong Kong na Paul, Weiss, Rifkind, Wharton & Garrison. “Eles preferem precificar melhor do que correr para uma listagem no primeiro trimestre.”

A Growatt Technology, fabricante de inversores para painéis solares que anteriormente pretendia levantar até US$ 1 bilhão, adiou seu IPO devido à volatilidade do mercado, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. A empresa, que em novembro apresentou a papelada atualizada depois de passar na audiência de listagem em Hong Kong, vai considerar lançar o negócio no ano que vem, disseram algumas das pessoas familiarizadas com o assunto. Uma porta-voz da Growatt se recusou a comentar.

Os banqueiros esperam que as vendas secundárias de ações e as negociações em bloco — vendas de grandes blocos de ações que podem ser executadas da noite para o dia — se recuperem mais rapidamente do que as novas listagens. “Os IPOs são sempre o último produto a voltar”, disse Kenneth Chow, codiretor de mercados de capitais da Ásia-Pacífico do Citi.

O governo chinês fez mudanças radicais em suas políticas de covid-19 este mês, incluindo redução de bloqueios. “Com a reabertura da China, estamos vendo o sentimento começando a voltar e isso definitivamente ajudará alguns IPOs”, disse Cathy Zhang, codiretora de mercados de capitais da Ásia-Pacífico do Morgan Stanley. “Estamos vendo os investidores ficando mais ativos na China — eles querem saber o que está acontecendo e quais negócios estão por vir no ano que vem. Não vemos esse tipo de envolvimento dos investidores há muito tempo.”

Os fabricantes de veículos elétricos e seus fornecedores serão uma importante fonte de listagem de volumes da China no próximo ano, assim como os fabricantes de painéis solares e empresas de energia, disse Ivy Hu, diretor-gerente de mercados de capitais de Hong Kong do UBS Group… leia mais em Os fabricantes de veículos elétricos e seus fornecedores serão uma importante fonte de listagem de volumes da China no próximo ano, assim como os fabricantes de painéis solares e empresas de energia, disse Ivy Hu, diretor-gerente de mercados de capitais de Hong Kong do UBS Group… leia mais em Valor Econômico 26/12/2022