Desde julho de 2021, esta é a quarta consolidação que a XP faz envolvendo empresas que nasceram sob o chapéu de análise independente

A XP Inc. fechou a aquisição minoritária do grupo Suno, que reúne as áreas de pesquisa de investimentos, gestão de recursos, além de produção de conteúdo, dados e análise sobre o mercado financeiro.

Desde julho de 2021, esta é a quarta consolidação que a XP faz envolvendo empresas que nasceram sob o chapéu de análise independente. Adquiriu a OHM Research e a Levante Investimentos e já tinha dentro de casa a Spiti – operação absorvida pelo Grupo Primo em dezembro, da qual a XP também é sócia.

Como tem sido praxe nessas transações, a XP não tem dado abertura para o tamanho das participações adquiridas nem outros detalhes dos acordos como a avaliação dos negócios.

Fundada em 2016 por Tiago Reis, a Suno floresceu em meio à febre do marketing digital com a venda de relatórios de investimentos de segmentos como ações e fundos imobiliários. Tinha, inicialmente, como mentor e “garoto propaganda informal” o investidor Luis Barsi, um dos nomes mais emblemáticos da bolsa, defensor de carteiras com foco em dividendos.

Seguindo os passos da rival Empiricus, a Suno evoluiu para a produção de conteúdo fora da recomendação de investimentos típica e criou um braço de gestão de recursos. Já tem na grade fundos imobiliários listados na B3 e portfólios de ações.

“A parceria com uma das mais expoentes casas de conteúdo, análise e gestão do mercado abre caminho para potencializar a experiência de investidores de todas as plataformas. É a união da maior empresa brasileira de investimentos com a maior autoridade independente sobre finanças no mundo digital do Brasil, com o objetivo de empoderar e facilitar a tomada de decisão do investidor em todas as frentes”, diz Karel Luketic, sócio e diretor executivo da XP Inc.

A Suno conta hoje com 280 colaboradores, com mais de 150 mil clientes em suas plataformas, segundo release distribuído à imprensa… Valor Econômico Leia mais em inteligenciafinanceira 04/01/2021

Suno agora terá a XP como sócia minoritária; entenda o acordo

Suno agora terá a XP como sócia minoritária; entenda o acordo

Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do conselho de administração da XP Inc., Tiago Reis, fundador da Suno, e Thiago Maffra, CEO da XP Inc.

A XP Inc. anuncia a celebração de acordo para aquisição de uma participação minoritária estratégica no Grupo Suno, envolvendo a Suno Research, Suno Asset, entre outras frentes de conteúdo, dados e análise sobre o mercado financeiro. A parceria irá ampliar o acesso a conteúdos sobre o mercado financeiro a milhões de pessoas e potencializar o desenvolvimento da Suno por meio do ecossistema da XP Inc., acelerando, principalmente, o crescimento da Suno Asset.

Fundada em 2016, a companhia elabora conteúdos gratuitos, por meio de análises, notícias, livros, cursos, entre outros, e pagos, como relatórios, carteiras recomendadas e consultoria, distribuídos por meio de um ecossistema digital único e alguns dos maiores influenciadores de finanças do Brasil. Além disso, a Suno lançou em 2021 uma gestora de recursos independente própria, a Suno Asset, que vem apresentando ritmo de crescimento exponencial.

Para a XP Inc., a parceria fortalece a oferta de conteúdos e produtos financeiros de qualidade e isentos, potencializando o alcance por meio de suas marcas, que, além da própria XP, inclui as plataformas da Rico, Clear, IM+ e a escola de investimentos Xpeed. Já para a Suno, a transação será estratégica para acelerar o crescimento, a partir da sociedade com a maior empresa de investimentos do país, com mais de 3,3 milhões de clientes.

Confira o vídeo sobre o anúncio da parceria entre XP e Suno:

“A parceria com uma das mais expoentes casas de conteúdo, análise e gestão do mercado abre caminho para potencializar a experiência de investidores de todas as plataformas. É a união da maior empresa brasileira de investimentos com a maior autoridade independente sobre finanças no mundo digital do Brasil, com o objetivo de empoderar e facilitar a tomada de decisão do investidor em todas as frentes”, diz Karel Luketic, sócio e diretor executivo da XP Inc.

A Suno possui cerca de 280 colaboradores, que trabalham em múltiplas frentes para garantir a produção de conteúdos de finanças e produtos financeiros de primeira, além de uma experiência única, com mais de 150 mil clientes em suas plataformas e uma audiência de mais de 12 milhões de pessoas em seus portais e 6 milhões de seguidores em suas diferentes redes sociais.

“Pouca gente sabe disso, mas a ideia da Suno nasceu praticamente dentro da Infomoney, quando eu produzia conteúdos voltados para o investidor de longo prazo lá. Agora, com esta parceria estratégica, quem mais ganha é o investidor brasileiro. Unir a comprovada inteligência de mercado da Suno com a capilaridade e distribuição da XP Inc., que permitirá ao investidor ter uma experiência sem paralelo.”, diz Tiago Reis, fundador da Suno.

A governança estabelecida entre as duas empresas garante à Suno total independência na sua atuação em todas as frentes. O fechamento da operação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais nesse tipo de transação.

O Suno Notícias, a Suno Asset e a Suno Research são empresas do Grupo Suno e atuam de forma independente. A Suno honra seu compromisso com a transparência e a busca por informações idôneas e fidedignas, neste sentido entendemos como relevante dar total transparência ao mercado sobre os interesses financeiros e comerciais da empresa. Ressaltamos que a comunicação não é uma recomendação de investimento… Leia mais em Suno 04/01/2021