A busca por soluções mais sustentáveis para o agronegócio sempre interessou os pesquisadores Rafael de Souza e Jader Armanhi. Há 12 anos, eles trabalham no estudo de microrganismos brasileiros capazes de aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável e com menor impacto ambiental. Em 2021, eles fundaram a startup Symbiomics para comercializar os produtos feitos com microrganismos com potencial aplicação tecnológica.

A biotech anuncia nesta sexta-feira, 27, a captação de R$ 10 milhões. Os fundos MOV e Baraúna Venture Capital participaram da primeira rodada de investimentos.

“A Symbiomics se propõe a criar soluções para resolver um dos maiores desafios atuais da agricultura, que é aumentar a produtividade de forma sustentável, gerando menor impacto ambiental. A proposta da empresa é desenvolver produtos biológicos de nova geração, contendo microrganismos novos e tecnologias disruptivas. O recurso captado permitirá alavancar o desenvolvimento dessas soluções”, diz o CEO Rafael de Souza.

Symbiomics

De acordo com a MOV, gestora de fundos de investimentos de impacto socioambiental e uma das investidoras, o aumento sustentável da produção de alimentos para atender às demandas urgentes de uma população crescente está entre os desafios mais importantes da próxima década.

“Insumos biológicos têm excelente potencial de melhorar o rendimento de lavouras, substituir fertilizantes sintéticos, combater doenças e pragas, reduzir emissões de gases de efeito estufa, além de capturar carbono do meio ambiente”, diz o CEO Martin Mitteldorf.

Para a Baraúna Venture Capital, outra investidora, a expectativa é que a Symbiomics se consolide como uma das principais referências em ciências aplicadas ao agronegócio.

“A Symbiomics é capazes de aliar uma série de conhecimentos técnicos e formação acadêmica com visão de negócios e capacidade de gestão. A adoção desse tipo de produto é cada vez maior e acreditamos ser essa uma tendência muito forte e duradoura pois combina produtividade a sustentabilidade”, diz Paulo Ciampolini, CEO da Baraúna.

O que faz a Symbiomics
Fundada em 2021, a companhia desenvolve produtos de alto desempenho para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável e com menor impacto ambiental. Os produtos contêm microrganismos utilizados para múltiplas aplicações, como nutrição vegetal, biocontrole, sequestro de carbono e bioestimulante.

Entre os principais produtos desenvolvidos pela Symbiomics estão:

O departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa trabalha com o que há de mais avançado no mercado em genômica, microbioma e análise de dados para aumentar a produtividade de culturas agrícolas por diversos meios, como biofertilização, aumento da resiliência a estresses ambientais e controle biológico…. leia mais em Exame 27/01/2023