A gestora norte-americana Franklin Templeton assinou um acordo definitivo para adquirir a Putnam Investments à Great-West. A operação está avaliada em aproximadamente 925 milhões de dólares, que serão pagos essencialmente em ações. Como parte do acordo, a Great-West irá tornar-se acionista estratégica a longo prazo da Franklin Resources, com uma participação aproximada de 6,2%.

A Great-West irá proporcionar uma alocação inicial de ativos a longo prazo de 25.000 milhões de dólares aos gestores de investimentos especializados da Franklin Templeton nos 12 meses após o encerramento. Espera-se que essa quantidade aumente nos próximos anos.

A operação faz parte da associação estratégica da Franklin Resources com a Power Corporation of Canada e a Great-West Lifeco, empresa líder mundial no setor dos seguros, da reforma, da gestão de ativos e da gestão de patrimónios. A empresa-mãe, Power Group of Companies, inclui a Great-West e a IGM Financial. Por sua vez, a IGM engloba as filiais Mackenzie Financial e IG Wealth Management e também tem investimentos na Rockefeller Capital Management e na China Asset Management Co.

A associação estratégica alinha-se com o foco da Franklin Templeton de continuar a aumentar os ativos dos clientes de seguros e aumenta significativamente a relação entre a Franklin Templeton e a Power Group of Companies em áreas-chave da reforma, gestão de ativos e gestão de patrimónios.

Franklin Temoleton acorda a compra da Putnam Investments à Great-West Lifeco

Quem é a Putnam Investments?

Fundada em 1937, a Putnam é uma empresa global com 136.000 milhões de dólares em ativos sob gestão em abril de 2023. Tem escritórios em Boston, Londres, Munique, Tóquio, Singapura e Sidney. “As capacidades complementares da Putnam e o seu historial de sólidos resultados de investimento irão acelerar o crescimento da Franklin Templeton nos mercados de reforma, através do aumento dos seus ativos de contribuição definida e da expansão dos seus ativos de seguros, ao mesmo tempo que acrescentam mais escala e eficiência à plataforma de fundos de investimento”, explicam no comunicado.

Em consonância com as aquisições anteriores da Franklin Templeton, o plano de execução está concebido para minimizar perturbações nas equipas de investimentos e nas relações com clientes da Putnam.

Detalhes da compra da Putnam
A operação está estruturada de forma a manter a flexibilidade financeira da Franklin Templeton e a potenciar o investimento contínuo em toda a empresa. A Franklin Templeton pagará aproximadamente 825 milhões de dólares em ações antes do encerramento e 100 milhões de dólares em dinheiro 180 dias depois do encerramento a 100% da Putnam. A Franklin Resources irá emitir 33,3 milhões das suas ações ordinárias para a Great-West, 26,2 milhões destas ações, que representa 4,9% das ações ordinárias em circulação da Franklin Resources estão sujeitas a um bloqueio de cinco anos, e as restantes ações estão sujeitas a um bloqueio de 180 dias.

Além disso, a Franklin Templeton irá pagar até 375 milhões de dólares no conceito de retribuição contingente ligada aos objetivos de crescimento das receitas… leia mais em Funds People 02/06/2023