Mais de um terço das transações anunciadas no terceiro trimestre incluiu uma parte que citou dificuldades financeiras como motivo por trás do acordo. Conclusão do relatório referente ao 3º trim/23, elaborado pela Kaufman Hall consultoria americana de gestão e planejamento financeiro estratégico,  parcerias, fusões e aquisições.

Trinta e nove por cento das fusões e aquisições anunciadas no terceiro trimestre incluíram um hospital ou sistema de saúde que citou dificuldades financeiras como impulsionadores do acordo, de acordo com um relatório de Kaufman Hall ( Hospital and Health System Transactions Q3 2023)

Figure 1: Number of Q3 Announced Transactions, by Year

 angústia financeira está impulsionando as fusões e aquisições do sistema de saúde,
Source: Kaufman, Hall & Associates, LLC

Embora a atividade de fusões e aquisições continue a voltar aos níveis pré-pandêmicos, o número de hospitais em perigo mostra a tensão financeira dos últimos dois anos, disse o relatório. Dezoito transações foram anunciadas no terceiro trimestre, em comparação com apenas sete no mesmo período em 2021 e 10 durante o terceiro trimestre de 2022.

O aumento dos custos, tanto para mão de obra quanto para outras despesas, tem sido um desafio significativo para os sistemas de saúde de pequeno e médio porte. Agora, sistemas mais grandes — com receita anual de US$ 1 bilhão ou mais — estão apontando para preocupações financeiras como sua razão para o negócio, de acordo com Kaufman.

Os hospitais enfrentaram seu pior ano financeiro em 2022 após o início da pandemia, já que as altas despesas trabalhistas atingiram suas margens, de acordo com um relatório anterior da Kaufman. Embora as margens operacionais tenham melhorado este ano, a consultoria observou que elas ainda estão abaixo dos níveis históricos e daqueles necessários para a sustentabilidade a longo prazo…. Leia mais em healthcaredive 17/10/2023