A empresa francesa de energia EDF vendeu uma das suas filiais, activa nos Estados Unidos, à gigante do petróleo e gás BP por 505 milhões de dólares, de acordo com uma encomenda publicada no Journal Officiel.

Esta operação faz parte do plano de venda de 3 mil milhões de euros de activos até 2024, anunciado em Fevereiro último, uma das medidas tomadas em resposta às dificuldades financeiras do grupo.

A EDF Energy Services, com sede no Texas, é líder de mercado em produtos e serviços de electricidade e gás natural nos Estados Unidos, de acordo com a sua empresa-mãe.

A EDF vende subsidiária americana

Em 2021 o seu volume de negócios ascendeu a 3,2 mil milhões de dólares, de acordo com um documento da Agência Estatal de Participações.

A totalidade do capital social da empresa foi vendido à subsidiária norte-americana da BP por exactamente $505,386,934.

A empresa francesa de energia está em vias de ser renacionalizada pelo Estado francês, que lançou uma oferta pública de aquisição para que o grupo reavive a energia nuclear.

Actualmente, o Estado e o BPI France detêm juntos 85,12% do capital e devem atingir o limiar de 90% a fim de concluir a compra total… leia mais em Energy News 05/12/2022