A Hewlett Packard Enterprise, empresa mais conhecida como HPE, anunciou hoje que adquiriu a Pachyderm, uma startup que desenvolve uma plataforma de ciência de dados para IA “explicável e repetível”. Os termos do acordo não foram divulgados, nem o preço de compra. Mas a HP disse que planeja integrar os recursos do Pachyderm em uma plataforma que fornecerá um pipeline para preparar, rastrear e gerenciar processos de aprendizado de máquina automaticamente.

O software da Pachyderm permanecerá disponível para clientes atuais e novos – pelo menos por enquanto. A HPE diz que a transação não está sujeita a nenhuma aprovação regulatória e provavelmente será concluída este mês.

Cofundada em 2014 por Joey Zwicker e Joe Doliner, um ex-engenheiro de software do Airbnb, a Pachyderm fornece ferramentas para versões (ou seja, criação e gerenciamento) de aprendizado de máquina e projetos de IA em “escala empresarial”. Usando os produtos locais e baseados em nuvem da Pachyderm, os usuários podem automatizar alguns aspectos do desenvolvimento do sistema de IA por meio de transformações de dados, fluxos de trabalho de dados e conectores.

A HPE adquire a Pachyderm

A Pachyderm também ofereceu recursos de versão para conjuntos de dados de aprendizado de máquina e uma estrutura “semelhante ao Git” para facilitar a colaboração entre cientistas de dados, bem como a capacidade de gerar um registro imutável para todas as atividades e ativos na plataforma. Também hospedou o Pachyderm Hub, um serviço totalmente gerenciado com um cluster de computação sob demanda para desenvolvimento de IA.

Antes da aquisição da HPE, a Pachyderm conseguiu atrair US$ 28,1 milhões em capital de risco de patrocinadores, incluindo Benchmark, M12 da Microsoft, Y Combinator e o próprio Hewlett Packard Pathfinder da HEP. (A Pathfinder investiu em fevereiro de 2022.) Entre seus clientes estavam Shell, LogMeIn, Battelle Ecology e AgBiome.

A HPE vê a Pachyderm reforçando seu principal produto de desenvolvimento de IA, o HPE Machine Learning Development Environment, que fornece software para construir e treinar modelos de aprendizado de máquina para aplicativos como visão computacional, processamento de linguagem natural e análise de dados. Em um comunicado à imprensa, a HPE apresenta o que vê como os principais benefícios que o Pachyderm traz para a mesa, incluindo processamento incremental de dados, visibilidade da origem dos dados e a capacidade de rastrear diferentes versões de dados para entender quando foram criados ou alterados.

“À medida que os projetos de IA se tornam maiores e envolvem cada vez mais conjuntos de dados complexos, os cientistas de dados precisarão de soluções de IA reproduzíveis para maximizar com eficiência suas iniciativas de aprendizado de máquina, otimizar seu custo de infraestrutura e garantir que os dados sejam confiáveis ​​e seguros, não importa onde eles estejam em sua jornada de IA.” O vice-presidente de computação de alto desempenho (HPC) e IA da HPE, Justin Hotard, disse em um comunicado. “O software exclusivo de IA reproduzível da Pachyderm aumenta as ofertas existentes de IA em escala da HPE para automatizar e acelerar a IA e desbloquear maiores oportunidades em análise de imagem, vídeo e texto, IA generativa e outras necessidades emergentes de modelos de linguagem ampla para obter resultados transformadores.”

A Pachyderm é a segunda aquisição relacionada à IA da HPE desde a Determined AI em junho de 2021. A Determined AI, da mesma forma, concentrou-se na criação de uma plataforma para construir e retreinar modelos de aprendizado de máquina.

A HPE vê a IA e a HPC como um importante gerador de lucro em potencial, mas a empresa tem lutado para manter o ímpeto no mercado cada vez mais competitivo. Em seu relatório de ganhos do quarto trimestre de 2022, a receita de HPC e IA da HPE caiu 14% ano a ano, para US$ 862 milhões, reduzindo a margem de lucro operacional para 3,5% em comparação com 14,2% no período do ano anterior… leia mais em Teg6 12/01/2023