O mercado de transações de fusões e aquisições envolvendo seguradoras europeias disparou em 2022, pois os fundos de private equity continuaram impulsionando o mercado, apesar dos ventos contrários enfrentados pela economia global.

O boom viu os investidores ignorarem o aumento das taxas de juros para concluir um recorde de 435 transações de fusões e aquisições em 2022, contra 285 em 2020 e 379 em 2021, mostra uma nova pesquisa da FTI Consulting.

O número recorde de negócios ocorreu quando os fundos de private equity continuaram avançando com fusões e aquisições, pois continuaram atraídos pela escalabilidade do setor de seguros.

As empresas de private equity estiveram envolvidas em 60% dos acordos de fusões e aquisições do setor de seguros da Europa em 2022, respondendo por 263 dos 435 negócios.

Acordos de fusões e aquisições de seguros na Europa atingem recorde

Este impulso de private equity viu 42 negócios conduzidos diretamente por empresas de private equity e outros 222 conduzidos por companhias de seguros apoiadas por private equity.

Os esforços das seguradoras para expandir seus negócios por meio da consolidação também geraram um aumento na atividade de negociação, já que as seguradoras concluíram 172 negócios no ano passado, ante 141 em 2021 e 92 em 2020, mostra a pesquisa.

Os compradores estratégicos, que buscam expandir seus negócios por meio de acordos de fusões e aquisições, viram sua participação no mercado crescer de apenas 22% em 2021 para 40% em 2022.

O relatório, no entanto, alertou que a crise econômica global provavelmente fará com que o boom de transações de fusões e aquisições diminua no próximo ano, já que os negociadores enfrentam maiores dificuldades para levantar os fundos necessários para financiar as atividades de negociação.

No entanto, disse que, embora o boom possa diminuir, as fusões e aquisições no setor de seguros provavelmente permanecerão mais altas do que os níveis pré-Covid… leia mais em City A.M. 22/03