Fundo americano retoma interesse pela Argentina, onde fechou escritório em 2011 por causa da crise no governo de Cristina Kirchner… Leia mais em valor econômico 21/12/2015
===========

Grupo Biotoscana adquire o laboratório argentino LKM

O Grupo Biotoscana SL, companhia farmacêutica de especialidades líder na América Latina e que no Brasil controla a United Medical, anunciou hoje que completou a aquisição do Laboratorio LKM S.A., fabricante de especialidades farmacêuticas baseado na Argentina. A transação cria a primeira companhia biofarmacêutica na América Latina com uma presença verdadeiramente pan-regional e foco em especialidades farmacêuticas. Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

Com a aquisição, o grupo terá uma receita de US$ 250 milhões e operação em 10 países em toda a América Latina, além de um forte mix dos melhores produtos licenciados e de produtos genéricos de marca própria. A empresa atuará com as marcas Biotoscana, United Medical e LKM.

O Grupo Biotoscana (GBT) é controlado pela empresa global de private equity Advent International, além de outros acionistas significativos, como Essex Woodlands e uma série de investidores privados. A empresa atua em alguns dos locais de crescimento mais rápido no mundo, como Brasil, Colômbia, Peru, Chile e Argentina, e se concentra em segmentos de mercado de rápida expansão, como oncologia, doenças infecciosas, hematologia, doenças genéticas, HIV e doenças raras.

A LKM, que também foi controlada pela Advent International, tem um histórico de 30 anos de inovação e excelência nos segmentos de especialidades. A empresa tem operações na Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Bolívia, Equador e Paraguai. A LKM tem uma posição privilegiada no mercado de oncologia na América Latina, com uma moderna linha de desenvolvimento de medicamentos e um portfólio de alta qualidade de marcas genéricas. A experiência da LKM em oncologia e HIV complementará o portfólio atual de especialidades do GBT.

“Com esta aquisição o Grupo Biotoscana consolida sua posição como a primeira empresa de medicamentos avançados verdadeiramente latino-americana”, afirma Mariano García-Valiño, CEO do grupo. “A aquisição vai melhorar o portfólio de produtos do grupo, ampliar o nosso alcance geográfico e adicionar capacidades internas de pesquisa e desenvolvimento e de produção. Além disso, a LKM fortalecerá nosso pipeline de renovação de produtos e contribuirá para nossa forte equipe de gestão.”

“A incorporação pela GBT ajudará a LKM a atingir massa crítica em um número de países-chave onde as operações das empresas se sobrepõem, como Argentina, Chile e Peru”, destaca Patricio Rabinovich, CEO da LKM. “Também teremos a oportunidade de introduzir os produtos do GBT e da LKM aos mercados e clientes um do outro.”

O mercado de medicamentos de especialidades é o segmento de mais rápido crescimento do setor farmacêutico global e deve ser responsável por 40% a 50% do mercado em 2018, de acordo com a IMS Health. A IMS Health e a Deloitte esperam que o mercado farmacêutico da América Latina cresça a uma taxa anual de 12% entre 2013 e 2017, a maior taxa de crescimento de qualquer região do mundo, devido, em grande parte, ao aumento do acesso à saúde em toda a América Latina. O GBT procurará capitalizar esta oportunidade significativa, expandindo ainda mais sua presença regional, diversificando seu portfólio de produtos através de pesquisa e desenvolvimento de licenciamento e de patentes, e buscando fusões e aquisições adicionais.

Mariano García-Valiño, se apresentará na 34ª Conferência Anual JP Morgan Healthcare, em São Francisco, em 13 de janeiro de 2016 às 16h. Leia mais em jornaldamidia 21/12/2015