Akamaia empresa que você provavelmente pensa principalmente como uma rede de entrega de conteúdo, mas que também oferece serviços de segurança e computação de ponta, hoje anunciado que tem adquirido Linode. O preço da aquisição é de US$ 900 milhões, com a Akamai esperando que a Linode adicione cerca de US$ 100 milhões em receita para o ano fiscal de 2022.

Linode, lançado em 2003, rapidamente ganhou fama como um local acessível para alugar servidores privados virtuais. Isso foi pouco antes de a AWS transformar a computação em nuvem em uma palavra da moda e, na época, os VPSs eram a maneira de hospedar seus próprios sites ou aplicativos da web básicos. Desde então, a empresa continuou a expandir suas ofertas à medida que as hipernuvens e concorrentes como a DigitalOcean começaram a surgir. Ao contrário de alguns de seus concorrentes, a Linode aumentou e nunca recebeu nenhum financiamento externo.

Hoje, a Linode oferece todos os principais serviços de nuvem que os desenvolvedores esperam (assim como a maioria dos primeiros provedores de VPS). Isso inclui computação, mas também armazenamento de blocos e objetos, banco de dados gerenciado, balanceadores de carga e, mais recentemente, um serviço Kubernetes gerenciado para executar aplicativos em contêiner.

Leia também demais posts relacionados a Akamai no Portal Fusões & Aquisições.


A Akamai diz que está comprando a Linode para ajudá-la a “se tornar a plataforma de computação mais distribuída do mundo, da nuvem à borda”.

“A oportunidade de combinar os recursos de computação em nuvem amigáveis ​​ao desenvolvedor da Linode com a plataforma de ponta e serviços de segurança da Akamai é transformadora para a Akamai”, disse o CEO e cofundador da Akamai, Dr. Tom Leighton, no anúncio de hoje. “A Akamai é pioneira no negócio de edge computing há mais de 20 anos e hoje estamos entusiasmados em iniciar um novo capítulo em nossa evolução, criando uma plataforma de nuvem exclusiva para criar, executar e proteger aplicativos da nuvem à borda. Esta é uma grande vitória [sic!] para desenvolvedores que agora poderão construir a próxima geração de aplicativos em uma plataforma que oferece escala, alcance, desempenho, confiabilidade e segurança sem precedentes.”

A Linode continuará operando normalmente por enquanto e a empresa diz que a Akamai “não tem intenção de mudar o que nos tornou bem-sucedidos”.

“Existe uma sinergia natural entre a Akamai e a Linode, não apenas em nossas missões e culturas, mas na potente combinação de pontos fortes que cada um traz para a mesa”, escreve o fundador da Linode, Christopher Aker. “O casamento dos produtos de computação e armazenamento da Linode com as soluções sem servidor, CDN e segurança da Akamai dará aos clientes uma gama mais ampla de serviços para construir, modernizar e dimensionar a próxima geração de aplicativos.”

Ao contrário da Linode, a Akamai nunca ofereceu um produto SaaS de autoatendimento para desenvolvedores, algo que agora é bastante esperado no mercado. Com isso, está se firmando nesse espaço e adquirindo uma empresa que, apesar de alguns erros de segurança no passado, ainda é muito falada por muitos desenvolvedores que a usaram para projetos profissionais e paralelos ao longo dos anos… leia mais em teg6. 16.02.2021