A concentração no sector da gestão de ativos continua. Amundi , maior gestora de ativos da Europa, anunciou esta quarta-feira a assinatura de um acordo para compra da Alpha Associates , gestora especializada em mercados privados.

Alpha Associates é uma gestora de ativos independente fundada em 2004 com sede em Zurique (Suíça) que, no momento da compra, gere 8,5 bilhões de euros em ativos. Graças à aquisição, a Amundi irá gerir 20 bilhões de euros nos seus negócios de mercados privados.

O grupo espera que a operação seja concluída no terceiro trimestre de 2024, assim que receber aprovação dos reguladores. “A aquisição da Alpha Associates permitirá à Amundi expandir significativamente a sua base de clientes, capacidades e oferta de produtos num mercado promissor”, disse Valerie Baudson , CEO da Amundi , no comunicado de imprensa.

Amundi compra Alpha Associates
Freepik

Mercados privados são aqueles que não estão listados em mercados públicos organizados, como a Bolsa de Valores. Alguns exemplos são o capital de risco ( private equity ) —investimento em empresas não listadas—, o investimento imobiliário ( imobiliário ) e em infraestrutura, entre outros.

“No setor de gestão de ativos, os mercados privados têm registado um crescimento sustentado nos últimos anos, à medida que os investidores aumentaram a alocação a esta classe de ativos nas suas carteiras. Este segmento também deverá beneficiar do apetite dos investidores de retalho por soluções de investimento em ativos reais”, disse Baudson. .

” Temos o prazer de nos juntar à Amundi, um dos principais intervenientes globais no setor de gestão de ativos , e desempenhar um papel importante no plano da Amundi para acelerar a sua presença no segmento de mercados privados. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a equipa de mercados privados da Amundi, que compartilha a ambição da Alpha de gerar retornos excepcionais ajustados ao risco para os clientes”, disse Peter Derendinger , CEO da Alpha Associates.. leia mais em Finect 07/02/2024