Após ter levantado US$15 milhões na Série A, no último mês, a Truora, startup líder em autenticação de usuários, anunciou a compra da ZapSign, startup de assinatura eletrônica de documentos. Com a aquisição, a empresa, que já atua em nove países da América Latina, busca ampliar a atuação no Brasil. O valor do negócio não foi revelado.

A rodada de investimentos da empresa colombiana foi liderada pela Propel e Accel, e contou com participação de gigantes como Kaszek e Y Combinator. O aporte, além de expandir a atuação da empresa, também deve impulsionar o seu último lançamento, o Truconnect, que ajuda as empresas a conectar e verificar usuários por meio do WhatsApp – mesma ferramenta utilizada pela ZapSign para a digitalização de contratos.

Criada em 2020, pelos advogados Getúlio Santos e Renato Haidamous, a ZapSign realiza a assinatura eletrônica de documentos para empresas e trabalhadores autônomos por meio de aplicativos integrados, facilitando o processo de finalização de documentações. A compra da startup brasileira será estratégica para a ampliação da base de clientes e de portfólio em meio à chegada da Truora no mercado nacional.


“No Brasil o mercado de assinatura eletrônica está mais consolidado, a sua aceitação e utilização é amplamente aceita pela maioria das instituições. No resto da América Latina, essa movimentação não é tão forte”, explica Getúlio Santos, cofundador da ZapSign.

“O que queremos fazer na América Latina é a mesma coisa que fizemos no Brasil, ou seja, disponibilizar a assinatura eletrônica com a melhor usabilidade possível para que seu uso se democratize. Nossa meta é clara: queremos ser a maior empresa de assinatura eletrônica da América Latina em alguns anos”, conclui Santos.

Sobre a ZapSign
Startup 100% digital e adaptada ao cenário mundial atual, a qual permite que uma empresa envie os documentos a signatários por WhatsApp ou e-mail. Entre assinaturas gratuitas e premium, a empresa conta hoje com mais de 78 mil usuários. Pensada, a princípio, como uma plataforma de uso pessoal, os sócios identificaram uma alta demanda no mercado por conta da crescente transformação e criação de negócios digitais, podendo ser o primeiro passo para PME’s se digitalizarem.

É a primeira plataforma no Brasil de recolhimento de assinatura digital e que possibilita todo o procedimento ser desempenhado por meio do WhatsApp. Além de possuir uma interface prática e intuitiva, a plataforma é acessível em termos de custo-benefício. Iniciou o processo de internacionalização em 2021 e, atualmente, conta com clientes em 8 países da América Latina (EUA, Argentina, México, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Peru e Chile).

Sobre a Truora
Empresa de tecnologia que constrói ferramentas de autenticação e comunicação para a América Latina. Os clientes incluem startups, marketplaces, fintechs e bancos, que utilizam os produtos Truora para reduzir riscos e validar seus relacionamentos com usuários, clientes, funcionários e fornecedores. Os principais produtos são Digital Identity (validação de identidade), Truconnect (Whatsapp chabot) e Truchecks (background checks). A missão da empresa é simplificar e automatizar as interações do usuário para clientes empresariais.

Fundada em 2018, a Truora opera em 9 países da América Latina, com escritórios na Colômbia, México, Brasil, Chile, Peru e São Francisco. A empresa é liderada por cofundadores com experiência no Vale do Silício e é apoiada por Accel, Propel, Kaszek, YC e empreendedores líderes de empresas como Jeeves, Clara, Frubana e Platzi.

Com informação Vira Comunicação