A Asociación Sindical de Pilotos Aviadores (ASPA) do México divulgou que o grupo norte-americano Nella Airlines, liderado pelo brasileiro Maurício Souza, assinou uma carta de intenções para adquirir a companhia aérea mexicana Aeromar. O negócio ainda está em aberto, apesar do logotipo da Nella já constar do site oficial e redes sociais da Aeromar.

Embora o acordo ainda não esteja concretizado, a ASPA especificou que a aquisição depende da solução para as dívidas da aérea junto ao Serviço de Administração Fiscal (SAT). Uma reportagem da mídia mexicana indica que, somente pelo Imposto de Renda (ISR), são devidos cerca de US$ 183 milhões.

A Nella Airlines, que já atua também na Bolívia, por meio da aquisição da companhia aérea Amazonas, e na Venezuela, onde adquiriu um pacote acionário da Albatros, anunciou no ano passado que negociava um empréstimo de 350 milhões de dólares de um fundo saudita, permitindo-lhe continuar com o seu plano de crescimento.

Aquisição da Aeromar pela Nella está em aberto

A ASPA e a Associação Sindical dos Comissários de Bordo da Aviação (ASSA) alertaram no ano passado que a Aeromar estava em falência técnica, devido ao fato de não pagar salários e impostos ao governo federal. O secretário-geral da ASSA, Ricardo de Valle, também informou que a Aeromar possui grandes dívidas com a Aeroportos e Serviços Auxiliares (ASA) para compra de combustível de aviação, bem como aluguel de balcões no Aeroporto da Cidade do México.

A Nella Airlines agora deve tentar chegar a um acordo com a autoridade mexicana sobre as condições de pagamento das dívidas da Aeromar, entre outros aspectos, para os quais as negociações continuarão, informou a ASPA. Enquanto isso, o secretário-geral da ASPA, José Humberto Gual, afirmou que o objetivo é garantir que os trabalhadores da Aeromar recebam o pagamento devido… leia mais em Aeroin 06/02/2023