Inovar é a alma de um setor como o de TI, marcado por evoluções e revoluções constantes. E a Stefanini tem se saído bem nos seus 35 anos de vida, iniciada num cômodo da casa de seu fundador. Hoje a multinacional tem 31 mil funcionários em cem cidades de 41 países. Com faturamento líquido de R$ 5,5 bilhões e crescimento de 23,5% sobre 2021, a Stefanini ocupa a 215ª posição no ranking das maiores empresas da pesquisa “Época Negócios 360°”. Era a 240ª na edição anterior.

Campeã no desafio Inovação entre as 410 participantes da pesquisa, a Stefanini é hoje referência global em soluções digitais no Brasil e em mercados tão diversos e pulsantes como Índia, China e Estados Unidos. Está em automação bancária, sistemas analíticos, inteligência artificial, marketing, segurança e manufatura.

Para se manter em destaque na área, em 2022, a empresa destinou 25% dos investimentos em inovação. “Aí se inclui aprimorar processos internos, criar produtos e serviços e explorar novos mercados ou maneiras de atender às necessidades específicas dos clientes”, diz Marco Stefanini, fundador e CEO global do grupo. Em 2023, segundo ele, a atenção está especialmente voltada à aplicação da inteligência artificial, tanto internamente como nas soluções para clientes.

Aquisições trazem novidades ao cardápio do grupo Stefanini

São mais de 40 companhias no grupo, das quais 12 adquiridas entre 2021 e 2022. Aquisição é uma forma de agregar inovação. O motor é a divisão Stefanini Ventures, composta por mais de 30 empresas de diferentes tamanhos e especialidades, reunidas em seis principais plataformas: analytics e IA, banking e payments, cibersegurança, indústria 4.0, marketing digital e tecnologia.

Entre as aquisições mais recentes está a Cobiscorp, de software bancário, com sede nos Estados Unidos e base de clientes na América do Sul e Central. Antes, a Stefanini tinha absorvido a brasileira eCGlobal. Ela integra tecnologia com pesquisa de mercado, voz do cliente, marketing digital, redes sociais e CRM. Um projeto bem-sucedido, desenvolvido para o Itaú Unibanco, foi apresentado pelo banco e pela eCGlobal no Esomar Global Congress – grande evento internacional de pesquisas – em setembro de 2022, no Canadá. O iLab Digital do Itaú ajudou o banco a conhecer mais profundamente seus clientes e colocá-los no centro das decisões estratégicas.

A lista de compras inclui também a NewM, de software em mobile para consórcio; a Safeway, de segurança da informação, que barra ataques cibernéticos; a plataforma de tradução simultânea baseada em IA batizada de Voicero, disponível de forma integrada ao … leia mais em Valor Econômico 11/10/2023