A empresa AMD anunciou nesta terça-feira (10) a aquisição da Nod.ai, uma startup especializada em softwares para sistemas que lidam com inteligência artificial (IA).

Segundo a companhia, a ideia é ampliar as possibilidades de desenvolvimento da marca em serviços e soluções como os aceleradores para data centers AMD Instinct, os processadores Ryzen otimizados para uso em IA, os chips EPYC e outros componentes que podem ser aplicados por essa indústria.

A especialidade da Nod.ai está em fornecer soluções em software de código aberto para os clientes e essa estratégia deve ser mantida sob a nova dona. Os serviços dela envolvem principalmente o processo de aprendizagem por reforço em “sistemas de IA para o futuro” e otimizações de sistemas já existentes.

AMD compra empresa de Inteligência Artificial Nod.ai

Expandir para não perder mais tempo

Também conhecida como Nod Labs, a Nod.ai foi fundada em 2013 por Anush Elangovan, engenheiro com carreira na Cisco e na divisão de Chromebooks da Google. Inicialmente, ela se concentrou em hardware, incluindo até dispositivos vestíveis com sensores de movimento — sendo que a guinada para IA veio alguns anos depois.

“Nossa jornada como uma empresa cimentou nosso papel como mantenedor primário e grande contribuinte para alguns dos mais importantes repositórios de IA do mundo. (…) Ao juntar forças com a AMD, nós vamos levar essa expertise para uma maior quantidade de consumidores e em uma escala global” Anush Elangovan, CEO da Nod.ai

De acordo com a CNBC, valores não foram divulgados oficialmente e a compra deve ser confirmada ainda neste trimestre, com a equipe passando a trabalhar diretamente com o portfólio da nova dona. Em maio deste ano, a companhia reforçou que o tema IA é “prioridade número 1” e recentemente revelou uma plataforma própria no setor.

A aquisição deve reforçar uma disputa já em andamento. A rival NVIDIA atingiu uma valorização de mercado recorde na metade de 2023 graças aos esforços em IA, o fornecimento de tecnologias para empresas importantes, como a Microsoft, e os chips otimizados… leia mais em Adrenaline 10/10/2023