A Ark Invest está mais uma vez apostando no potencial de Elon Musk comprando uma participação privada no Twitter para seu novo fundo de capital de risco.

Isso significa que os investidores ainda têm um caminho para ganhar exposição à empresa privada sob a liderança de Musk.

Até agora, a Ark comprou uma participação de US$ 1 milhão no Twitter e espera aumentar sua posição ao longo do tempo à medida que seu fundo de capital de risco cresça em tamanho.

A plataforma de mídia social atualmente representa cerca de 12% do fundo e é sua principal holding, depois de caixa e equivalentes de caixa.

“Elon Musk é nosso homem renascentista, ou talvez nosso Thomas Edison”, disse Cathie Wood à Bloomberg na quarta-feira, acrescentando que seu esforço para resolver grandes problemas o ajudou a atrair alguns dos melhores engenheiros do mundo.

Ark Invest Compra Participação Privada no Twitter
Pixabay

A Ark já possuía o Twitter em seu principal ETF, mas acabou vendendo essa posição em fevereiro, cerca de dois meses antes de Musk lançar uma oferta de US$ 44 bilhões pela empresa.

Quanto à potencial vantagem, Wood acredita que a plataforma de mídia social poderia ser melhor monetizada por meio de serviços de assinatura, recursos de carteira digital e um renascimento do Vine, o produto de vídeo curto do Twitter que foi um precursor do TikTok.

Wood disse que o importante é que Musk entende a importância da integração vertical, dada sua experiência na construção da Tesla e da SpaceX, e isso significa que o Twitter pode ser construído em um “Super App” de sucesso.

Um super aplicativo é um aplicativo completo que inclui tudo, desde mensagens, pagamentos, notícias, mídias sociais e, embora nunca tenha decolado nos EUA, é muito popular em países asiáticos como China e Coréia do Sul.

“Ele e Jack Dorsey trabalhando juntos, acho que poderiam transformar isso em um super aplicativo. Acho que eles têm uma boa chance”, disse Wood à Bloomberg.

A Ark delineou sua tese de investimento no Twitter em uma breve postagem no blog no início desta semana.

“Adicionar recursos de ‘superaplicativos’ do tipo WeChat focados no criador pode expandir seus negócios para canais de monetização direta que diversificarão e impulsionarão um crescimento significativo da receita. Se o Twitter lançar pagamentos e outros serviços financeiros, por exemplo, o aplicativo poderia ser transformado em uma carteira digital”, disse Ark.

Quanto à estratégia de saída, os relatórios sugeriram que Musk planeja trazer o Twitter ao público novamente depois que ele instituir várias mudanças na plataforma. Esse potencial IPO pode ocorrer em menos de três anos, mas até lá, os investidores podem pegar um pequeno pedaço do Twitter por meio do fundo Ark Venture.

No entanto, existem algumas grandes limitações na compra do fundo. Por um lado, o fundo Ark Venture é um fundo de intervalo, o que significa que os investidores só podem sacar dinheiro um dia por trimestre, e apenas 5% do VPL total da Ark pode ser resgatado durante a janela de resgate trimestral. Por fim, o fundo cobra uma taxa de 4,22%, o que pode prejudicar seriamente os retornos ao longo do tempo… leia mais em The Capital Advisor 03/11/2022