O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a criação de uma joint venture entre Oiltanking Logística Brasil, Queiroz Participações e Copa Energia para criar um empreendimento de armazenamento de gás de cozinha, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), no Terminal de Suape (Pernambuco). A decisão foi unânime.

As três empresas atuam no setor, o que gerou preocupação por parte de concorrentes, que levaram o caso ao Tribunal do Cade. Em outubro de 2023, a Superintendência Geral do Cade (SG/Cade) havia aprovado a operação sem restrições.

Associação entre Oiltanking Queiroz e Copa Energia em GLP é aprovada
Unsplash

Em uma primeira análise a SG indicou que a operação poderia, inclusive, ter efeito positivo no mercado, pela possibilidade de rivalizar com a Petrobras na importação de GLP. Contudo, a Supergasbras Energia questionou a aprovação, levando o caso à análise pelo Tribunal. A Ultragaz também é terceira interessada no caso.

As terceiras manifestaram três preocupações principais. Na condição de cliente, com a dependência dos serviços portuários de movimentação e armazenagem de GLP realizados pela joint venture e, na condição de concorrentes, com a atuação de Copa e da Nacional Gás Butano Distribuidora (NGB), controlada da Queiroz Participações, no mercado de distribuição de GLP na região… leia mais em Valor Econômico 22/02/2024