A Astellas Pharma, através de uma subsidiária nos EUA, e a Propella Therapeutics celebraram um acordo de fusão sob o qual a Astellas adquirirá a Propella. A Propella é uma empresa biofarmacêutica que possui uma plataforma que combina química medicinal com direcionamento linfático para criar novos medicamentos oncológicos.

Através da aquisição da Propella, a Astellas adquirirá o PRL-02 (decanoato de abiraterona), um inibidor da biossíntese de andrógenos de próxima geração desenvolvido pela Propella para tratar o câncer de próstata. PRL-02 é um novo pró-fármaco de abiraterona de ação prolongada que, após injeção intramuscular, deverá atingir altas concentrações nos tecidos alvo onde a porção ativa, abiraterona, é continuamente liberada.

PRL-02 pode fornecer maior eficácia e segurança em comparação com as opções de tratamento existentes devido à sua alta seletividade de inibição da CYP17 liase. O PRL-02 está atualmente em um ensaio clínico de Fase 1 e espera-se que entre em ensaios clínicos de Fase 2 em 2024.

Astellas adquire a Propella Therapeutics

Naoki Okamura, presidente e CEO da Astellas, disse: “ A aquisição se enquadra na estratégia da Astellas de fornecer aos pacientes opções terapêuticas para doenças com grandes necessidades médicas não atendidas. A Propella possui um programa promissor, o PRL-02, voltado para o câncer de próstata. Acreditamos que a sinergia com as capacidades globais de desenvolvimento e comercialização da Astellas nas áreas de câncer e urologia acelerará o desenvolvimento do PRL-02 e proporcionará um novo VALOR aos pacientes com câncer de próstata. ”

William Moore, presidente e CEO da Propella, comentou: “A Propella se concentrou na pesquisa e no desenvolvimento de inibidores exclusivos e altamente seletivos que bloqueiam com precisão a síntese de andrógenos, o principal causador do câncer de próstata, sem alterações significativas em outros esteróides que são conhecidos por reduzir a atividade clínica e a segurança. “Estamos satisfeitos que a Astellas reconheça e valorize o potencial do PRL-02 como a melhor terapêutica da categoria para o tratamento de homens com câncer de próstata .”

Pelo acordo, a Astellas pagará aproximadamente US$ 175 milhões para adquirir todas as ações ordinárias e participações acionárias em circulação da Propella. Sujeito às condições habituais de fechamento, espera-se que a transação ocorra durante o ano fiscal de 2023 da Astellas (que termina em 31 de março de 2024)… leia mais em Salud News 23/11/2023