Julho marcou o quarto mês seguido de bom desempenho para os ativos brasileiros de maior risco. Foi uma antecipação à tão aguardada reversão do passo monetário, com expectativas de que a taxa básica de juros, a Selic, comece a cair nesta semana dos 13,75% ao ano atuais. E também uma resposta à melhora institucional com o encaminhamento da reforma tributária ao Congresso na sequência do arcabouço fiscal. Do exterior, o diagnóstico é que o ciclo de aumento de juros terminou. Algumas incertezas ainda persistem, mas gestores de recursos e de patrimônio têm aproveitado taticamente a descompressão.

Durante o mês, o Ibovespa chegou a flertar com os 123 mil pontos, mas não se sustentou, encerrando julho com valorização de 3,26%, em 121.943 pontos. O dólar comercial chegou à mínima de R$ 4,70, para fechar ontem a R$ 4,7289, recuo mensal de 1,25%.

Na renda fixa, houve ganhos adicionais em julho para títulos públicos prefixados e indexados à inflação, que exibem no ano resultados gordos. O IMA-B 5+, que representa uma cesta com Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B ou Tesouro IPCA+), atreladas ao IPCA, com prazo superior a cinco anos, tem valorização de quase 16% no acumulado do ano, enquanto o IRF-M, de prefixados, 11%. Em linha com o Ibovespa, que subiu 11,13% até aqui. Lá fora, o Nasdaq Composite ganha 36,8% no ano e o S&P 500, 19,3%.

Os ativos de risco no mundo tiveram um desempenho melhor de março para cá, e o mesmo tipo de movimento foi observado no Ibovespa, nos vencimentos mais longos de juros no Brasil e no real, resume Luiz Sedrani, diretor de gestão da Tivio Capital, gestora para classes alternativas resultante de uma joint venture entre Bradesco e BV. “Entrou numa fase de baixa das taxas de juros [no Brasil] e com menos volatilidade [no exterior].”

Ativos de risco registram 4 º mês de valorização

No Brasil, a percepção de que a responsabilidade fiscal não será abandonada casou com um período em que as empresas que podem se beneficiar do avanço da inteligência artificial bombaram lá fora. … leia mais em Valor Investe 01/08/2023