A startup Augen trabalha para levar tecnologia a infraestruturas de tratamento de água, esgoto e poços artesianos. Agora ela recebe um investimento de R$ 4 milhões, que tem como investidores as empresas Multilaser e Positivo e as agências de desenvolvimento regionais Agerio e Badesul.

Criada em 2018 em Rio Grande (RS), a partir da complementaridade da experiência profissional de seus fundadores, a Augen é uma companhia focada na transformação digital do setor de saneamento. Hoje sediada no Parque Tecnológico da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), atua de ponta a ponta, fornecendo soluções para tratamento, produção e distribuição de água.

Segundo Fabrício Butierres Santana, cofundador da empresa, a ideia é alocar o aporte do Fundo na estrutura comercial e no planejamento financeiro da oferta dos produtos. “Queremos migrar de um modelo de comercialização de hardware e instalações para um modelo de oferta de infraestrutura como serviço (IaaS). É um processo complexo, que demanda cuidados e que exige estar lado a lado com os clientes”, detalha.

Augen recebe aporte de R$ 4 milhões

Augen vê no mercado uma oportunidade de crescer

Com o Marco Legal do Saneamento, aprovado em julho de 2020, a oferta deve crescer naturalmente, bem como a qualidade terá de aumentar. Os equipamentos da Augen contribuem muito para isso. “Queremos ser o braço digital do Marco Legal”, resume Santana.

Atingir padrões de digitalização e excelência é o principal diferencial da Augen, que implementa soluções da fronteira tecnológica em estações de tratamento de água, esgoto e poços artesianos com mais de 40 anos de uso. No Brasil, boa parte da água é oriunda de poços subterrâneos e a companhia criou o chamado “Poço 4.0”, com análise, tratamento e gestão da produção de forma digital com análise profunda de dados.

Após a instalação dessa camada digital, observa-se uma redução de 30 a 45% no uso de produtos químicos e aumento do controle de qualidade desses equipamentos… leia mais em Startupi 18/07/2023