Aquisição da JAOtech faz parte do plano da companhia de ocupar posição no segmento point of care (POC) em saúde. Tecnologia vai ajudar a melhorar fluxo de trabalho e produtividade

A Barco empresa que atua no segmento de visualização de imagens médicas anunciou, nesta segunda-feira, (13), assinatura de contrato de aquisição da JAOtech, companhia que atua na fabricação de terminais de pronto-atendimento de hospitais. Com o negócio, a Barco dá continuidade a sua estratégia de ocupar uma posição no segmento point of care (POC) em saúde.

De acordo com o presidente e CEO da Barco, Eric Van Zele, hoje os hospitais estabelecem padrões extremamente altos quando se trata de conforto e atendimento ao paciente. No entanto, um rápido crescimento e o envelhecimento da população exigem grandes esforços de hospitais e funcionários para continuar a operar de forma eficiente.

Diante deste fato, Van Zele, diz que os hospitais precisam de tecnologias avançadas que ajudem a melhorar o fluxo de trabalho e a produtividade da instituição.

Na opinião do presidente da Barco, os terminais inteligentes de pronto-atendimento oferecem serviços clínicos e de entretenimento para ajudar no aumento da eficiência hospitalar.

A JAOtech projeta e fabrica terminais médicos inteligentes para aplicações de cabeceira. Os produtos incluem uma ergonômica gama de soluções de montagem e acessórios, como teclados médicos, braços e caixas de parede.

Já os terminais avançados são personalizáveis e possuem opções modulares, como scanners de código de barras, cartões inteligentes e leitores de RFID.

De acordo com a Barco, os parceiros são munidos de drivers de software, que trabalham com o intuito de permitir que a solução se integre com o sistema de informação hospitalar (HIS) e tenha a possibilidade de fornecer ao profissional de saúde acesso seguro aos registros médicos eletrônicos (EMR) e informações vitais dos pacientes.

Além disso, os pacientes têm acesso a ferramentas, como TV, rádio e acesso ao e-mail e internet. Segundo o vice-presidente sênior da Barco e gerente geral da divisão Barco Healthcare, Piet Candeel, essa aquisição se encaixa na nossa visão de longo prazo de penetrar em uma ampla gama de segmentos de saúde.

E completa ao dizer que hoje, a Barco atua no mercado de mamografia, modalidade e diagnóstico por imagem.

Para o CEO da JAOtech, Warren Kressinger-Dunn, os hospitais em todo o mundo estão começando a considerar o potencial de sistemas de entretenimento e comunicação aos pacientes.

Ele diz que este acordo permite que a empresa capitalize junto à atuação da Barco no setor da saúde.
Fonte:saudeweb14/02/2012