[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

Duas empresas de Abu Dhabi decidiram fundir-se num acordo que criará uma das empresas espaciais cotadas mais valiosas do mundo.

A Bayanat, uma fornecedora de produtos e serviços de dados geoespaciais, e a Al Yah Satellite Communications, mais conhecida como Yahsat, terão uma capitalização de mercado de Dh15 bilhões (US$ 4,08 bilhões), com base em os preços de fechamento das ações das duas empresas em 18 de dezembro.

“Esta fusão unirá duas empresas nacionais líderes para criar a primeira empresa de tecnologia espacial alimentada por IA da região de Mena”, disse ele. O presidente do Bayanat, Tareq Al Hosani, disse na terça-feira.

“Juntos, aproveitaremos nossas principais sinergias para reforçar nossa posição como um motor-chave de crescimento e fornecedor de soluções estratégicas para o governo dos Emirados Árabes Unidos e suas agências, ao mesmo tempo em que expandimos nosso alcance para clientes globais”.

Bayanat e Yahsat de Abu Dhabi se fundirão

A nova entidade se chamará Space42 assim que o negócio for concluído.

A transação proposta será executada por meio de uma troca de ações, permanecendo a Bayanat como entidade legal, disseram as empresas.

Os acionistas da Bayanat e da Yahsat deterão 54% e 46%, respectivamente, do negócio resultante da fusão.

Bayanat, que é de propriedade majoritária do grupo de IA e nuvem G42, foi criado após a comercialização do Serviço Militar dos Emirados Árabes Unidos Departamento, um setor das Forças Armadas.

Fornece mapeamento em nível nacional e produtos e serviços geoespaciais para os setores público e privado nos Emirados.

A Yahsat, por sua vez, uma subsidiária do braço de investimento soberano de Abu Dhabi Mubadala Investment Company, oferece serviços de satélite em mais de 150 países em toda a Europa, Oriente Médio, África, América do Sul, Ásia e região da Australásia.

A fusão, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2024, está sujeita a várias condições, incluindo aprovações regulatórias de autoridades governamentais, como a Autoridade de Valores Mobiliários e Mercadorias e a Autoridade de Registo do Mercado Global de Abu Dhabi.

Bayanat e Yahsat continuarão a operar de forma independente até que a fusão entre em vigor…. leia mais em The National News 19/12/2023