A corretora de criptomoedas Binance está próxima de finalizar a compra da Gopax, um das cinco maiores exchanges da Coreia do Sul, retornando ao mercado do país asiático após uma ausência de dois anos.

A informação é do jornalista chinês Colin Wu, um dos principais nomes da imprensa internacional na cobertura do setor de criptomoedas, em reportagem publicada nesta segunda-feira (2)

Ainda de acordo com o jornalista, a corretora liderada por Changpeng “CZ” Zhao vai adquirir 41,2% das ações da Gopax, que hoje estão nas mãos do fundador Lee Jun-Haeng, maior acionista.

De acordo com Wu, fontes locais disseram que a Binance já terminou o processo de due diligence – uma avaliação nos números de uma empresa antes de uma aquisição – e deveria ter anunciado o negócio por volta do Natal, mas discussões de última hora sobre o valor da compra atrasaram o anúncio.

Procurada pelo Portal do Bitcoin, a Binance afirmou que não iria se pronunciar.

Binance vai comprar uma das principais corretoras da Coreia do Sul

De volta para a Ásia

A Binance esteve presente no mercado sul-coreano até 2021, quando teve que fechar sua filial no país por falta de entendimento com os reguladores locais.

Segundo o portal CryptoPotato, recentemente o próprio CZ deu pistas de que seguia interessado na Coreia do Sul, durante um evento na França, onde teria falado sobre o alto potencial das criptomoedas no país.

A Coreia do Sul foi um dos locais mais afetados pelo colapso do projeto Terra, que apesar de baseado em Cingapura foi criado pela empresário sul-coreano Do Kwon, que está foragido da Interpol desde novembro, após ter sua prisão pedida por autoridades do país.

Trata-se de mais uma peça da recente ofensiva da Binance no mercado asiático. No final de novembro, já havia sido anunciada a compra pela Binance da Sakura Exchange BitCoin (SEBC), uma exchange cripto japonesa regulada pela Agência de Serviços Financeiros (FSA) do país. A quantia envolvendo a transação não foi revelada… leia mais em Portal do Bitcoin 02/01/2023