A Bionexo anunciou nesta quinta-feira (19) em fato relevante à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) que adquiriu 40% do capital social da Manager Saúde. Com isso, a companhia concluiu 100% das quotas representativas da empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de integração, workflow de vendas e soluções de Business Intelligence (“BI”).

A Bionexo já era titular de participação societária correspondente a 60% (sessenta por cento) das quotas representativas do capital social da Manager Saúde, a Bionexo passou a figurar como a sócia única dessa sociedade após a aquisição efetivada.

Em 26 de julho de 2021, Bionexo e H1 Serviços e Consultoria Ltda. (“H1 Serviços”) celebraram o Contrato de Cessão e Aquisição de Quotas e Outras Avenças, por meio do qual a Bionexo adquiriu 40% (quarenta por cento) das quotas representativas do capital social da Manager Saúde Ltda. (“Manager Saúde”), empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de integração, workflow de vendas e soluções de Business Intelligence (“BI”)

Iconográfico Bionexo

BIONEXO S.A. FATO RELEVANTE

A BIONEXO S.A. (“Bionexo” ou “Companhia”), em cumprimento ao disposto no §4o do art. 157 da Lei no 6.404/76 (“Lei das Sociedades por Ações”) e na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) no 358/02, conforme alterada, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que:

Em 26 de julho de 2021, Bionexo e H1 Serviços e Consultoria Ltda. (“H1 Serviços”) celebraram o Contrato de Cessão e Aquisição de Quotas e Outras Avenças, por meio do qual a Bionexo adquiriu 40% (quarenta por cento) das quotas representativas do capital social da Manager Saúde Ltda. (“Manager Saúde”), empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de integração, workflow de vendas e soluções de Business Intelligence (“BI”).

Considerando que, previamente à operação, a Bionexo já era titular de participação societária correspondente a 60% (sessenta por cento) das quotas representativas do capital social da Manager Saúde, a Bionexo passou a figurar como a sócia única dessa sociedade após a aquisição efetivada.

A Bionexo manterá seus acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer eventuais desdobramentos ou deliberações acerca das informações fornecidas neste Fato Relevante, nos termos das normas da CVM e demais leis aplicáveis. São Paulo, 19 de agosto de 2021. BIONEXO S.A. Lucas Carvalho Zacharias Diretor de Relações com Investidores Leia mais em estadao 19/08/2021

Na healthtech Bionexo, chegou a hora de ser fintech

A empresa, que conecta milhares de hospitais e fornecedores, anuncia a compra da Avatar Soluções, companhia de software de gestão do ciclo de receita hospitalar. A aquisição é mais um passo para ampliar seu portfólio com a oferta de produtos financeiros, como antecipação de recebíveis, seguros e score de crédito

O ano de 2020 colocou as healthtechs sob os holofotes dos investidores. Segundo o hub de inovação Distrito, com 49 aportes, o setor ficou atrás apenas das fintechs, apesar do volume total ainda tímido, de US$ 114 milhões. O que se explica pelo fato de muitas delas terem sido gestadas nos últimos anos e estarem em seus estágios iniciais de operação.

Dona de um marketplace que conecta hospitais e fornecedores da cadeia da saúde, a Bionexo destoa desse perfil. Fundada no ano 2000, a empresa foi uma das pioneiras na atração de investidores ao captar US$ 95 milhões, desde a sua criação, junto a fundos como Temasek e Prisma Capital, que tem como sócio Marcelo Hallack, ex-head da área de private equity do BTG.

Agora, a “veterana” começa a desbravar mais uma trilha entre as healthtechs: as aquisições. A companhia acaba de concluir uma participação majoritária – não revelada – da Avatar Soluções, empresa de sistemas de gestão do ciclo de receita hospitalar, no modelo de software como serviço. O acordo, cujos termos financeiros não foram divulgados, é um grande passo da healthtech para se tornar uma fintech, como o NeoFeed havia revelado em 2019.

A gestão das receitas de um hospital com os planos de saúde é sempre complexa e já estávamos de olho na área há tempos”, diz Rafael Barbosa, CEO da Bionexo, em entrevista exclusiva ao NeoFeed. “E a Avatar foi o ativo que mostrou o crescimento mais sólido, além dos fundadores, que seguem na operação, serem do setor.”

Essa é a terceira aquisição da Bionexo em dois anos. Nesse intervalo, a empresa também comprou a catarinense GTT, dona de soluções em nuvem e baseadas em internet das coisas para a gestão de estoque hospitalar, e a mineira Manager, de ferramentas de integração e automatização para o setor da saúde.

Com sede em Itu (SP), a Avatar, por sua vez, tem sistemas que gerenciam, automatizam, padronizam e dão visibilidade do contas a receber dos hospitais junto às operadoras de saúde. “A ideia é que o hospital fature tudo o que precisa faturar. E que o plano pague aquilo que é certo. Nem mais, nem menos”, explica Barbosa.

Já na Bionexo, o carro-chefe é um marketplace que conecta as demandas de compras de produtos e insumos dos hospitais com leilões eletrônicos. No processo, os fornecedores enviam suas propostas sem saber os preços dos concorrentes. E os hospitais só têm acesso aos valores de cada lance quando se encerra o período da oferta.

No entorno dessa plataforma, a empresa vem construindo um portfólio voltado às instituições e fornecedores. De sistemas na nuvem que cobrem do planejamento ao pagamento, passando pela compra dos produtos, monitoramento dos estoques e entregas dos itens. E a Avatar traz a peça que faltava para fechar esse ciclo.

“Estávamos mais na área de custos e entramos agora na camada das receitas dos hospitais”, diz Barbosa. Com mais visibilidade sobre as etapas da cadeia, a Bionexo quer dar fôlego à estruturação do seu braço de fintech para a área da saúde.

O primeiro movimento concreto veio em meados de 2020, com um projeto-piloto de antecipação de recebíveis para fornecedores. No produto, ainda em teste, essas empresas escolhem os títulos que querem negociar e a Bionexo abre um leilão para bancos e parceiros dispostos a financiar esse crédito.

Com a chegada da Avatar, o plano é estender essa oferta aos hospitais, o que deve acontecer no decorrer deste ano. “Vamos usar essa mesma arquitetura para pegar uma outra perna da conversa” explica Barbosa.

“Temos todas as informações que precisamos. Agora, é escalar essas ofertas.” Para 2022, outros produtos, como compras garantidas por seguros e score de crédito, estão no radar.

Essa é a terceira aquisição da Bionexo em dois anos. Nesse intervalo, a empresa também comprou a catarinense GTT e a mineira Manager

Em todos os passos nessa arena, a lógica será a mesma. A Bionexo atuará como o elo de ligação entre os hospitais e fornecedores com as empresas especializadas em produtos e serviços financeiros. No caso da antecipação de recebíveis, por exemplo, um dos parceiros cadastrados é o C6 Bank… Leia mais em neofeed 13/01/2021