A BP e a Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc) firmaram acordo para criar uma joint venture no Egito para se concentrar no gás natural.

Com a iniciativa, a Adnoc dá mais um passo para o crescimento internacional, após o interesse pelo controle da Covestro e a compra de participações em um campo de gás no Azerbaijão e em uma empresa de fertilizantes.

A BP contribuirá com a joint venture em três concessões e em projetos de exploração no Egito, informou por meio de comunicado. A Adnoc fornecerá dinheiro para ajudar a financiar futuras oportunidades de crescimento, disse a empresa, sem especificar um valor.

BP e Adnoc formam empresa conjunta de gás natural no Egito
Unsplash

As operações de gás estão no topo da lista de prioridades da Adnoc, que procura aumentar a produção e visa um negócio comercial maior .

O Egito fornece gás natural liquefeito à Europa através de fábricas de exportação na costa mediterrânica do país. Produtores europeus como a BP e a italiana Eni SpA trabalham no país há décadas para desenvolver campos que possam abastecer os mercados interno e de exportação.

A joint venture “representa um passo significativo à medida que a Adnoc constrói seu portfólio internacional de gás natural”, disse Musabbeh Al Kaabi, chefe de soluções de baixo carbono e crescimento internacional da empresa, no comunicado.

A BP e a Adnoc também trabalharam juntas em um acordo de gás na região do Mediterrâneo, através de uma oferta conjunta para um produtor israelita, mas por ora, as negociações estão suspensas por causa da guerra na região… leia mais em Valor Econômico 14/02/2024