O BTG Pactual assinou acordo de investimento para participação minoritária na Systemica, empresa que atua com estruturação, desenvolvimento e implantação de projetos de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), além de comercialização dos ativos ambientais gerados. Os valores não foram informados.

Segundo o BTG, a operação tem como objetivo contribuir para uma economia de transição e unir esforços para fomentar o mercado de carbono, ajudando a promover maior integridade, qualidade e reputação internacional em projetos de carbono no Brasil e na América Latina.

A demanda para uma economia de baixo carbono vem crescendo internacionalmente, com instituições financeiras e grandes empresas assumindo compromissos de redução de emissões e estruturando estratégias para descarbonização das suas operações. De 2020 até o começo de 2023, o número de empresas com compromissos de redução de emissões formalizado pelo Science Based Targets (SBTi) — que mostra como as ações estão fundamentadas pela ciência para combater as mudanças climáticas — cresceu mais de dez vezes, o que se concretiza em volumes de créditos de carbono aposentados cada vez maiores, segundo a Trove Research.

BTG anuncia participação na Systemica desenvolvedora de projetos de carbono

A expectativa é que o mercado voluntário de crédito de carbono alcance um volume entre US$ 10 bilhões e US$ 40 bilhões até 2030, segundo a BCG. E o Brasil é um dos maiores potenciais de oferta de ativos para o mercado global. “A parceria entre o BTG e a Systemica une dois players de primeira linha, para fomentar o mercado de crédito de carbono ainda incipiente na América Latina e criar uma plataforma de ativos ambientais”, afirma em nota Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

Munir Soares, CEO da Systemica, enxerga sinergias positivas com o BTG. “A aliança com o BTG Pactual vai dar o respaldo de uma grande instituição financeira e garantir ainda mais qualidade aos créditos de carbono comercializados, assim como contribui para desenvolver nosso ecossistema de ativos e soluções ambientais e o mercado em maior escala”,… leia mais em Valor Econômico 15/05/2023