tornou-se crítico em capital de risco ao longo dos últimos anos. Os VCs financeiros puros estão caindo em desgraça com as startups em comparação com os investidores que trazem experiência de construção junto com seu dinheiro.

Mas nem todos os antecedentes operacionais são igualmente úteis. Se um VC tiver experiência em um campo diferente, pode não se traduzir bem – se for o caso – em uma startup, e conselhos sobre certas decisões de negócios podem rapidamente se tornar desatualizados. Há um grupo crescente de fundos de VC liderados por pessoas que acham que podem ser mais adequadas para apoiar empresas porque atualmente são fundadores de startups.

Essas empresas e fundadores podem estar no caminho certo. Dados recentes da AngelList, extraídos da Flex Capital, mostram que os fundos liderados pelo fundador levantados por meio de sua plataforma superaram os outros fundos levantados na AngelList.

Fundadores ativos são bons investidores mas eles são bons VCs?

De fato, em todos os percentis de desempenho do fundo, os fundos de capital de risco liderados por fundadores ativos superaram aqueles sem essa estrutura ao comparar múltiplos sobre o capital investido, de acordo com os dados. Fundos no percentil 90 viram métricas de desempenho que quase dobraram os números de empresas sem um fundador no comando.

Agora, vamos ser claros, esses dados definitivamente não fornecem uma imagem completa. Por exemplo, não sabemos como os fundos liderados por fundadores se comparam às empresas lideradas por operadoras. Este conjunto de dados é baseado apenas em fundos arrecadados no AngelList, o que obviamente é limitador, e não está claro como é a estrutura dessas empresas; alguns podem ser liderados por um fundador, mas têm equipes de investimento completas.

Mas isso levanta a questão: os fundadores ativos são melhores investidores do que, essencialmente, qualquer outra pessoa?

Para Jeff Lu, sócio geral da Flex Capital, o valor desse modelo é claro.

Sua empresa tem três sócios fundadores, dois dos quais atualmente trabalham como operadores, e Lu, que atua como investidor em tempo integral. “Eu tive que apresentar o Flex mil vezes nos últimos três anos, e nenhuma vez tive que explicar a um fundador por que isso é melhor”, disse Lu ao TechCrunch+… leia mais em Teg6 15/05/2023