A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de três complexos industriais da Granol pela Cargill Alimentos.

O grupo Cargill faturou mais de R$ 750 milhões no Brasil no ano passado, com a fabricação de produtos agrícolas e comércio de grãos.

A aquisição trata de complexos industriais da Granol em Anápolis (GO), Porto Nacional (TO) e em Cachoeira do Sul (RS), além de um transbordo de soja localizado em Marianópolis (TO) e três armazéns, localizados em Porto Nacional (TO), Silvânia (GO) e Figueirópolis (TO).

Cade aprova compra de três áreas industriais da Granol pela Cargill

Os ativos da Granol que não integram o presente negócio serão cindidos e transferidos para uma nova empresa, a Newco, que será detida pelos atuais sócios da Granol.

Como justificativa econômica, o grupo Cargill afirmou ao Cade que o negócio é uma oportunidade de expandir suas atividades de produção de biocombustíveis no Brasil. Já para a Granol, o negócio é uma oportunidade de diminuir o nível de alavancagem financeira.

O Cade verificou que essa operação envolve menos de 20% desses setores, assim concluiu que “não possui o condão de acarretar prejuízos ao ambiente concorrencial”… leia mais em Globo Rural 13/09/2023