A mineradora não metálica SQM iniciou negociações para adquirir o controle da australiana Azure Minerals Limited , uma empresa júnior que desenvolve projetos de lítio na Austrália Ocidental.

A chilena já detém 19,99% da empresa , sendo a maior acionista, mas o interesse da SQM era ter o controle da Azure . A transação foi suspensa porque a empresa australiana queria mais clareza sobre o potencial de seu projeto Andover.

“A SQM informou que manteve negociações confidenciais com a administração do Azure relacionadas a uma possível transação de mudança de controle, que incluiu o envio de uma proposta indicativa não vinculativa ao Azure em 12 de julho de 2023. Essa oferta em dinheiro totalizou US$ 2,31. Australianos por ação” ,

Chilena SQM mostra interesse em adquirir empresa de lítio na Austrália

No momento da apresentação da oferta indicativa, esse preço representava um prêmio de 39% em relação ao último fechamento da Azure de A$ 1,67 por ação e um prêmio de 49% em relação ao preço médio ponderado por volume de 10 dias de US$ 1,55 australianos por ação, em julho 11 de 2023.

Mas o Azure determinou que a oferta indicativa não justificava mais participação enquanto o entendimento do Azure sobre o projeto de lítio de Andover evoluísse. “A SQM, como maior acionista da, concorda em continuar sua colaboração para definir o potencial do projeto”… leia mais em Mineria Pan-americana 18/08/2023