A Cogtive, startup que potencializa a produtividade das indústrias de Manufatura por meio de tecnologias de IoT, digital twin e inteligência artificial, recebeu investimento de R$ 10 milhões da Indicator Capital, gestora early-stage de venture capital especializada em Internet das Coisas (IoT).

Este é o 9º aporte do Fundo Indicator 2 IoT e tem como objetivo ajudar a empresa a resolver um desafio importante no setor industrial: garantir que as fábricas estão operando em sua capacidade máxima, mapeando ineficiências no processo de produção, e entregando ferramentas para otimização.

A maior parte do investimento seed será direcionada para a área de produto e expansão comercial. “Queremos ampliar nossa atuação nos colocando como solução número 1 em ganho de produtividade na Manufatura, especialmente para os segmentos industriais de farmacêuticas, saúde animal, cosméticos, alimentos e bebidas, tintas e químicos na América Latina”, adianta o CEO da Cogtive, Reginaldo Ribeiro.

Cogtive recebe aporte de R$ 10 milhões

O fundador explica que a empresa já dispõe de diversos clientes nessas áreas, mas busca agregar ainda mais valor, “para atender cada vez mais as necessidades desses líderes industriais. Além disso, queremos ampliar ainda mais nossas fronteiras no exterior, principalmente no mercado latino-americano”.

A tecnologia da Cogtive maximiza a capacidade de gestão das equipes de produção e excelência operacional em indústrias de manufatura de diferentes portes e níveis de maturidade. Desde as iniciantes na jornada digital, que ainda não coletam dados, até as que já possuem ferramentas mais avançadas. Como no caso de duas empresas que já possuem um nível mais elevado de governança industrial, a Apsen Farmacêutica e a Ourofino Saúde Animal. A partir do cruzamento de dados, a solução permitiu ter uma visão completa do ‘chão de fábrica’, analisando a eficiência das máquinas individualmente e garantindo o entendimento de todas as áreas do fluxo de produção.

Como resultado, a Apsen conseguiu reduzir em 46% o tempo de fabricação dos seus produtos e a Ourofino aumentou em 29% a performance média dos seus equipamentos. Entre eles, a performance de máquinas, fila de produtos, paradas nas linhas de produção e acompanhamento detalhado dos lotes em todas as fases.

Cogtive protagoniza com Inteligência Artificial

A capacidade de integrar todas as etapas de forma rápida e plug and play é ampliada com a robustez de uma inteligência artificial generativa e discriminativa, denominada TÆLOR. “Com ela um gerente de produção será capaz de saber, em linguagem natural, se conseguirá atender o plano do mês e quais ações precisa fazer para aquilo acontecer. É um marco na história da manufatura”, reforça Ribeiro. A startup vem trabalhando nos últimos dois anos na integração dessa IA, na condição de bootstrap e o aporte servirá para incrementar a tecnologia própria.

O cofundador da Indicator Capital, Thomas Bittar, destaca: “a Cogtive, por meio de sensores ligados a máquinas, se encaixa perfeitamente na tese de Indústria 4.0 do nosso fundo de Internet das Coisas. Inserida em um ambiente industrial que representa quase um quarto do PIB do país, a empresa possui um enorme potencial a ser explorado no mercado nacional”… leia mais em Startupi 08/02/2024